Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Semana do Meio Ambiente é adiada para novembro

Semana do Meio Ambiente é adiada para novembro

Antes previsto para junho, evento de extensão foi alterado em virtude da pandemia causada pelo coronavírus.
por Osvaldo Sato publicado: 30/04/2020 09h46 última modificação: 01/05/2020 10h36

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) adiou para o período de 10 a 14 de novembro a realização da edição 2020 da Semana do Meio Ambiente (SMA), em virtude do atual cenário de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

O evento é realizado desde 2011 pela instituição no mês de junho, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 do mês.

Além da data, o tema deste ano também foi alterado. Definido inicialmente como “Biodiversidade”, foi atualizado para “Biodiversidade, Saúde e Comunidade”, acatando sugestão do Campus Jardim, aprovada em votação pelos demais campi.

"Devido ao contexto de pandemia que estamos vivendo atualmente, o evento adquire um caráter ainda mais importante para nossa comunidade escolar e para que possamos refletir sobre a nossa condição humana diante do meio em que vivemos”, apontou o diretor de Extensão, Geovano Chaves.

Segundo o diretor de Extensão do IFMS, Geovano Chaves, a alteração teve o intuito de promover a reflexão sobre a situação atípica de pandemia vivenciada.

"Devido ao contexto de pandemia que estamos vivendo atualmente, a Semana do Meio Ambiente adquire um caráter ainda mais importante para nossa comunidade escolar e para que possamos refletir sobre a nossa condição humana diante do meio em que vivemos”, apontou.

O Edital nº 14/2020 com todas as informações sobre a SMA está publicado na Central de Seleção do IFMS.

Projetos - Cada campus do IFMS pode apresentar apenas uma proposta para o evento. Esta deve possuir cunho ambiental e articulada à extensão, cultura, ensino e pesquisa, além de envolver estudantes na equipe de organização e ter a comunidade externa como público-alvo.

A submissão deve ser feita pelo coordenador do evento no SIGProj (Sistema de Informação e Gestão de Projetos) até esta quinta-feira, 30.

Os campi com propostas selecionadas receberão auxílio financeiro para realização do evento, por meio do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi) do IFMS.

Serão destinados até R$ 20 mil, com limite de R$ 2 mil para cada unidade, disponibilizados em parcela única ao coordenador da proposta.

Os projetos podem contemplar a realização de atividades gratuitas como oficinas, palestras, minicursos, visitas técnicas, gincanas ambientais, trilha ecológica, plantio e distribuição de mudas, dentre outros.

Semana do Meio Ambiente - É um evento promovido anualmente em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. A realização é coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

São objetivos da Semana do Meio Ambiente:

• contribuir para a formação da consciência em relação às causas ambientais;
  • apoiar a realização de ações que divulguem o conhecimento produzido na instituição e que permitam o diálogo entre esta e a sociedade;
  • incentivar a circulação de informações sobre a preservação dos recursos naturais;
  • promover atividades que auxiliem no aprendizado como meio de promoção do desenvolvimento social; e
  • despertar o interesse da comunidade externa para as ações desenvolvidas no IFMS.

Acesse mais informações, histórico e fotos do evento na página da Semana do Meio Ambiente.

Cronograma atualizado

Evento Data
Período de submissão da proposta do evento 19.03 a 30.04.2020
Avaliação: atendimento às condições de habilitação  e avaliação do mérito da proposta 04 a 08.05.2020