Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Últimos dias de inscrições para cursos técnicos de nível médio

Subsequente e Proeja

Últimos dias de inscrições para cursos técnicos de nível médio

São oferecidas 280 vagas em Aquidauana, Coxim, Dourados e Jardim. Interessados podem se inscrever até 1º de julho.
por Juliana Aragão publicado: 24/06/2020 12h32 última modificação: 24/06/2020 12h32

Os interessados em fazer cursos técnicos no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) têm até a próxima quarta-feira, 1º, para se inscreverem nos processos seletivos que ofertam 280 vagas em Aquidauana, Coxim, Dourados e Jardim.

Por meio do edital nº 028/2020 são oferecidas 120 vagas para os cursos técnicos subsequentes em Edificações (Aquidauana) e Marketing (Dourados). Para concorrer, basta ter o ensino médio completo até a data da matrícula.

edital nº 029/2020 oferta 160 vagas para os cursos técnicos integrados em Administração (Aquidauana); Edificações e Informática para Internet (Jardim); e Manutenção e Suporte em Informática (Coxim). Podem participar aqueles que têm ensino fundamental completo e, no mínimo, 18 anos até a data de ingresso no IFMS.

As inscrições devem ser feitas na Página do Candidato da Central de Seleção do IFMS, onde estão publicados os editais.

A seleção será feita por sorteio eletrônico, previsto para 14 de julho. O resultado final e a primeira chamada para matrículas serão divulgados no dia 20 de julho.

Ações Afirmativas (cotas) – Metade das vagas oferecidas é reservada aos beneficiários das ações afirmativas. Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas, e a pessoas com deficiência.

O candidato que optar pelas ações afirmativas deve ter cursado todo o ensino fundamental (cursos Proeja) ou todo o ensino médio (cursos subsequentes) em escola pública.

Cursos – Os cursos técnicos subsequentes são destinados a estudantes que terminaram o ensino médio e buscam uma formação profissional. A formação no curso habilita o concluinte ao ingresso na mercado de trabalho e ao exercício da profissão na área escolhida.

Nos cursos integrados Proeja, o estudante cursa as disciplinas básicas do ensino médio de maneira articulada às da área técnica. Ao final do curso, ele pode tanto ingressar no ensino superior quanto no mercado de trabalho, exercendo a profissão de acordo com a formação técnica.

A duração dos cursos varia de um ano e meio a três anos.

Campus Curso Técnico Modalidade Duração Vagas
Aquidauana Administração Proeja 3 anos 40