Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > IFMS homenageia professor e prefeito por trabalho e apoio à educação

Gestão

IFMS homenageia professor e prefeito por trabalho e apoio à educação

Assembleia Legislativa concedeu homenagens para personalidades que fazem e apoiam a educação superior do Estado. Evento marcou ainda a posse da reitora Elaine Cassiano como presidente do Crie-MS
por Paulo Gomes publicado: 23/08/2021 18h14 última modificação: 23/08/2021 19h44
  • Prefeito Ângelo Guerreiro, a reitora Elaine Cassiano e o professor Guilherme Torsoni. Foto: Paulo Gomes

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) homenageou o professor do Campus Naviraí, Guilherme Torsoni, com a medalha Darcy Ribeiro, e o prefeito de Três Lagoas, Ângelo Guerreiro, com a comenda Pedro Pedrossian, em solenidade alusiva ao Dia da Educação Superior, promovida pela Assembleia Legislativa do MS. 

Realizada de maneira híbrida (presencial e virtual), na última sexta-feira, 20, a cerimônia reuniu os reitores das maiores instituições de ensino superior do Estado para entregar as homenagens a personalidades que contribuíram com a educação superior ao longo de 2020. 

A reitora Elaine Cassiano entregou as homenagens e parabenizou os escolhidos pelo trabalho realizado. 

“O professor Guilherme criou soluções inovadoras para que os estudantes permanecem conectados ao ensino durante a pandemia. Já o prefeito de Três Lagoas tem sido um parceiro do IFMS no município, nos ajudando a atender melhor nossos estudantes. As homenagens são um reconhecimento pelo trabalho e pela parceria”, explicou a reitora, Elaine Cassiano. 

Para o professor homenageado, o prêmio pode ser um incentivo para os demais estudantes e servidores do Campus. “É uma grande emoção receber essa homenagem. O trabalho realizado não é só meu, é de toda uma equipe que desenvolve e pesquisa lá no Campus Naviraí. Que esse prêmio seja o combustível para que cada vez a gente desenvolva mais pesquisa, mais extensão, principalmente no Campus Naviraí”, afirmou Torsoni. 

O prefeito de Três Lagoas frisou que divide a homenagem com toda a população do município. “Nós nos sentimos orgulhosos em Três Lagoas por ajudar o IFMS, que nos proporciona mais educação para nossa população. Divido essa homenagem com todos os três lagoenses”, explicou o prefeito. 

CRIE-MS - O evento marcou ainda a posse da nova presidência do Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (Crie-MS), que será dirigida pela reitora do IFMS, Elaine Cassiano. 

Sobre a posse, a reitora destacou o objetivo de fortalecer e aprimorar a atuação do conselho. “O Crie irá trabalhar para que se torne cada vez mais representativo dos objetivos comuns das instituições de ensino superior e interesses de toda a sociedade, potencializando as ações de ensino, pesquisa, extensão, inovação e tecnologia”, destacou a reitora.

O vice-presidente conselho será o reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Laércio Alves de Carvalho. Também compõem o Crie-MS a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a Universidade Anhanguera-Uniderp, a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Homenagens - O Dia da Educação Superior foi implantado por meio da lei estadual n° 5.040/2017, com intuito de valorizar educadores que contribuem para a educação superior no estado. Com o mesmo objetivo, a Comenda Pedro Pedrossian foi instituída pela Resolução 19/2018, para homenagear personalidades que tenham prestado relevantes serviços para o engrandecimento do ensino superior sulmatogrossense..

A indicação dos homenageados foi feita pela própria Assembleia e pelas instituições integrantes do Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (CRIE-MS). O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), que integra a entidade, por meio da sua reitoria, indicou dois profissionais para receber a homenagem.

A Medalha Darcy Ribeiro já foi entregue às professoras do IFMS, Márcia Ferreira Cristaldo (2020) e Marcelina Maschio (2018). A Comenda Pedro Pedrossian já foi entregue pelo IFMS e pela Assembleia Legislativa aos engenheiros agrônomos Valdinei Aparecido de Oliveira, de Ponta Porã-MS (2020) e Gervásio Kamitani, de Naviraí-M (em 2018)