Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Aberta matrícula para especialização em Conservação da Natureza

Corumbá

Aberta matrícula para especialização em Conservação da Natureza

Candidatos convocados deverão fazer a matrícula online até 1º de setembro. Aulas terão início no dia 3
por Juliana Aragão publicado: 20/08/2021 12h07 última modificação: 25/08/2021 14h17

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com matrículas abertas na especialização em Estratégias para Conservação da Natureza, ofertada pelo Campus Corumbá em parceria com o Instituto Homem Pantaneiro (IHP).

resultado final e a primeira chamada, tanto para o público militar quanto para o civil, estão publicados na Central de Seleção do IFMS.

Os convocados devem fazer a matrícula online até o dia 1º de setembro, de acordo com as orientações para a efetivação da matrícula. Devem ser anexados ao sistema de matrículas os seguintes documentos:

• requerimento de matrícula, preenchido e assinado;
  • diploma de graduação ou documento que comprove a conclusão;
  • comprovante de quitação com as obrigações militares (para candidatos do sexo masculino);
  • carteira de Identidade ou outro documento oficial de identificação com foto;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • foto 3x4;
  • comprovante de preenchimento do Questionário Socioeconômico.

Para a efetivação da matrícula, o candidato também deve estar em dia com a Justiça Eleitoral.

Para a matrícula dos candidatos militares, é necessária a apresentação de documento que comprove vínculo profissional como Policial Militar Ambiental (PMA).

Seleção – Foram ofertadas 40 vagas, sendo 35 para policiais militares ambientais e cinco para moradores de Corumbá ou Ladário. Nesse caso, o requisito era ter graduação em Ciências Biológicas ou atuar profissionalmente na área ambiental.

Para o público em geral, a seleção foi feita por sorteio eletrônico, no último dia 17. No caso das vagas destinadas à PMA, a lista de candidatos foi elaborada pela própria corporação.

Aulas – Terão início no dia 3 de setembro. O curso será oferecido de forma remota, com 25% das atividades sendo realizadas presencialmente.

Ofertada em regime modular, a especialização tem duração de 18 meses. A carga horária total do curso, entre atividades a distância, presenciais e a elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), é de 460 horas.

Entre os temas a serem abordados nos durante o cumprimento dos módulos estarão:

• ecologia básica;
  • biologia da conservação;
  • fundamentos e práticas em educação ambiental;
  • gestão e manejo de áreas protegidas;
  • histórico das políticas ambientais no Brasil;
  • legislação ambiental aplicada ao policiamento ambiental;
  • planejamento, manejo e gestão de bacias hidrográficas;
  • alternativas para a gestão de recursos hídricos;
  • sistemas de informações geográficas;
  • geotecnologias aplicadas ao meio ambiente.

Estão previsto ainda conteúdos voltados à metodologia de ensino a distância, metodologia científica e tópicos especiais, o que inclui simpósio, workshop, mesa-redonda e curso de campo.

Mais informações estão disponíveis na página da especialização.