Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Aberta seleção do ciclo 2021-22 da iniciação científica

Aberta seleção do ciclo 2021-22 da iniciação científica

Edital prevê apoio financeiro para custeio de projetos e até 246 bolsas para estudantes. Submissão das propostas começa na segunda-feira, 19
por Osvaldo Sato publicado: 16/04/2021 07h55 última modificação: 27/04/2021 09h31

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul(IFMS) publicou na quarta-feira, 14, o edital nº 30/2021, que prevê a seleção de projetos de pesquisa e indicação de estudantes da iniciação científica e tecnológica para o ciclo 2021-2022.

Os projetos de pesquisa devem gerar produtos ou processos com foco em soluções criativas e inovadoras a problemas da sociedade. Poderão ser criados protótipos, dispositivos, planos de ação, manuais, cartilhas, softwares, sites, aplicativos, procedimentos, dentre outros.

Cada projeto deverá ter um professor coordenador e contemplar, no máximo, três estudantes e respectivos planos de trabalho. Poderá ter ainda a participação de outros dois pesquisadores (professores orientadores).

Os coordenadores e orientadores devem ser docentes do IFMS e não podem ter pendências com programas geridos pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi), bem como outras instâncias do IFMS e/ou do CNPq.

Demais requisitos para participação estão dispostos no edital, publicado na Central de Seleção do IFMS.

Submissão - Os projetos de pesquisa poderão ser submetidos a partir de segunda-feira, 19, pelo coordenador da proposta, no Sistema Único de Administração Pública (Suap). O prazo segue até a 20 de maio.

As propostas homologadas serão divulgadas até 21 de maio. A previsão é que os resultados preliminar e final sejam publicados nos dias 5 e 8 de julho, respectivamente.

Os projetos deverão ser executados a partir de setembro. O cronograma da seleção está disponível no item 20 do edital de abertura do processo seletivo. O documento também traz todas as orientações para submissão das propostas e informa os quesitos que serão avaliados.

Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito com a Coordenação de Ações Pró-Pesquisa e Fomento (Copef), ligada à Propi, pelo e-mail .

Bolsas e custeio - Foram disponibilizadas 246 bolsas nos valores de R$ 100 para estudantes de cursos técnicos e de R$ 400 para estudantes de graduação.

As bolsas serão pagas mensalmente no período de setembro deste ano a agosto de 2022, com recursos oriundos do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (Pitec) e de Programas Institucionais de Bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os projetos selecionados poderão receber apoio financeiro de até R$ 20 mil para custeio. Os recursos são provenientes do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi), e a liberação está condicionada à disponibilidade orçamentária do IFMS.

Projetos de iniciação científica de ensino médio (Pibic-EM) selecionados receberão parcela única de R$ 200. Já projetos de iniciação científica de ensino superior (Pibic, Pibic-AF e Pibiti) receberão R$ 400 de apoio.

O recurso para custeio poderá ser utilizado para aquisição de material de consumo, componentes e/ou peças de reposição de equipamentos, instalação, recuperação e manutenção de equipamentos.

Oferta de bolsas para o ciclo 2021-22

Programa Bolsas IFMS Bolsas CNPq Total