Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Abertas 1.080 vagas em cursos técnicos a distância

Subsequente EAD

Abertas 1.080 vagas em cursos técnicos a distância

Vagas são para estudantes que já concluíram ou estejam concluindo o ensino médio. Inscrições estão abertas e seguem até 9 de janeiro
por Osvaldo Sato publicado: 07/12/2021 13h46 última modificação: 03/01/2022 15h05

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nessa segunda-feira, 6, o edital do processo seletivo para cursos técnicos subsequentes ao ensino médio na modalidade a distância. São ofertadas 1.080 vagas com ingresso previsto para o primeiro semestre letivo de 2022.

Os cursos de Administração, Edificações e Manutenção e Suporte em Informática são ofertados em 16 municípios: Aquidauana, Camapuã, Campo Grande, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Figueirão, Jardim, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, São Gabriel do Oeste e Sonora.

Os interessados devem ter o ensino médio completo até a data da matrícula, prevista para fevereiro de 2022.

Na modalidade a distância do IFMS, os estudantes têm aulas no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) e um encontro presencial por semana na cidade onde a vaga foi ofertada.

O edital nº 088/2021 do processo seletivo está disponível na Central de Seleção do IFMS.

Inscrições - São gratuitas e devem ser feitas na Página do Candidato da Central de Seleção até 9 de janeiro.

O candidato deve, no ato da inscrição, escolher a opção de curso e campus/polo oferecidos pelo IFMS.

Caso o candidato não tenha acesso à internet, poderá comparecer à Central de Relacionamento (Cerel) do campus ou polo do IFMS para fazer ele própria a inscrição. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, exceto recessos e feriados, nos endereços e horários disponíveis no Anexo III do edital.

Ação Afirmativa (cotas) - A opção de beneficiário de ação afirmativa (cotista) deverá ser informada no ato da inscrição.

Metade das vagas é reservada a candidatos que estudaram em escola pública. Desse total, há cotas para aqueles que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

Os candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas deverão passar por uma banca de heteroidentificação, para constatação da veracidade da autodeclaração.

Cronograma - É importante que os candidatos acompanhem todas as etapas no cronograma do processo seletivo.

Após o período de inscrições, estão previstas etapas como a divulgação das inscrições homologadas, no dia 11 de janeiro, e a realização do sorteio no dia 17.

Outras datas que merecem atenção dos candidatos é o período para realização do processo de heteroidentificação, para aqueles autodeclarados pretos e pardos, assim como período de matrículas para os convocados.

A previsão é que o resultado final e convocação para a primeira chamada sejam divulgados no dia 16 de fevereiro.

Quadro de vagas

Campus ou Polo Curso Encontros Semanais Vagas
Aquidauana Técnico em Administração Segundas-feiras (Noturno) 30
Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Quartas-feiras (Noturno) 30
Camapuã Técnico em Administração Terças-feiras (Noturno) 40
Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Sextas-feiras (Noturno) 40
Campo Grande Técnico em Administração Segundas-feiras (Noturno) 40
Quartas-feiras (Noturno) 40
Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Segundas-feiras (Noturno) 40
Quartas-feiras (Noturno) 40
Corumbá Técnico em Administração Quartas-feiras (Noturno) 40
Costa Rica Técnico em Administração Terças e quintas-feiras (Noturno) 30
Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Terças e quintas-feiras (Noturno) 30
Coxim Técnico em Administração Segundas-feiras (Noturno) 40
Dourados Técnico em Administração Segundas-feiras (Noturno) 40
Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Terças-feiras (Noturno) 40
Figueirão Técnico em Administração Segundas-feiras (Noturno) 40
Jardim Técnico em Administração Sábados (Matutino) 40
Técnico em Edificações Sábados (Matutino) 40
Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Sábados (Matutino) 40
Naviraí Técnico em Administração Segundas-feiras (Noturno) 40
Nova Alvorada do Sul Técnico em Administração Segundas-feiras (Noturno) 20
Quartas-feiras (Noturno) 20
Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Terças-feiras (Noturno) 20
Quintas-feiras (Noturno) 20
Nova Andradina Técnico em Administração Quartas-feiras (Noturno) 40
Ponta Porã Técnico em Administração Quintas-feiras (Noturno) 30
Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Quartas-feiras (Noturno) 30
Ribas do Rio Pardo (Biblioteca Sesi) Técnico em Administração Quartas-feiras (Noturno) 10
Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Terças-feiras (Noturno) 10
Ribas do Rio Pardo (Escola Mareide Monteiro de Lima) Técnico em Administração Quartas-feiras (Noturno) 20
Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Terças-feiras (Noturno) 20
São Gabriel do Oeste Técnico em Administração Terças-feiras (Noturno) 40
Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Segundas-feiras (Noturno) 40
Sonora Técnico em Administração Quintas-feiras (Noturno

40

* Matéria atualizada em 07/12/2021, às 14h06, para atualização no número de vagas e curso do Campus Corumbá, conforme edital retificador 88.1/2021.

** Matéria atualizada em 03/01/2022, às 15h05, para a retirada da informação de que serão ofertadas vagas no município de Água Clara, de acordo com a retificação do anexo II do edital de abertura do processo seletivo, publicada no dia 23/12/2021, na Central de Seleção do IFMS. O título e o primeiro parágrafo da matéria também foram alterados, uma vez que o númeto total de vagas baixou de 1.140 para 1.080.

registrado em: ,