Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Abertas 1,2 mil vagas em cursos de qualificação a distância

FIC EAD

Abertas 1,2 mil vagas em cursos de qualificação a distância

Inscrições para seis opções de cursos começam no dia 7. Há polos em 15 municípios para encontros semanais presenciais
por Vinicius Vieira publicado: 01/06/2021 18h29 última modificação: 01/06/2021 18h29

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu nesta terça-feira, 1º, processo seletivo com 1.250 vagas para cursos a distância na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC) em Espanhol Básico I e II, Inglês Básico I e II, Operador de Computador e Vendedor.

Os cursos terão polos presenciais em nove cidades onde o IFMS possui campi (Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas) e em seis municípios em que não há unidades da instituição (Água Clara, Alcinópolis, Costa Rica, Figueirão, São Gabriel do Oeste e Sonora). Nestes casos, a coordenação do curso será feita pelo campus mais próximo.

Os cursos são de qualificação profissional a distância, também chamados FIC EAD, possuem duração que varia de três a cinco meses e preveem encontros semanais presenciais nos polos em que o estudante estiver matriculados. As aulas estão previstas para começarem no dia 9 de agosto.

O quadro completo de vagas, com a escolaridade e a idade mínimas exigidas para o curso escolhido e dias e turnos dos encontros presenciais, e o cronograma do processo seletivo estão disponíveis no edital de abertura, publicado na Central de Seleção do IFMS.

Inscrições - Serão gratuitas e deverão ser feitas entre os dias 7 e 23 de junho, exclusivamente pela Página do Candidato na Central de Seleção.

No ato da inscrição, o candidato deverá informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) em seu nome e escolher uma das opções de cursos oferecidos pelo IFMS no edital.

Os candidatos que não têm acesso à internet poderão fazer a inscrição nos endereços e horários informados no anexo III do edital de abertura do processo seletivo, de segunda a sexta-feira, exceto em recessos e feriados.

Seleção - Os inscritos serão selecionados e classificados por sorteio eletrônico, a ser realizado no dia 28 de junho sob responsabilidade do Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância do IFMS (Cread).

Cada candidato receberá um número de participação no sorteio. A classificação será feita de acordo com a ordem dos números sorteados.

O resultado preliminar do sorteio, com a classificação de todos os inscritos, será publicado no dia 30. A classificação final do processo seletivo e a primeira chamada estão previstas para 6 de julho.

Os candidatos aprovados e convocados para os cursos de línguas deverão realizar prova de nivelamento nos dias 7 e 8. O resultado será divulgado no dia seguinte.

As matrículas da primeira chamada deverão ser feitas entre os dias 12 a 16. As chamadas subsequentes para vagas remanescentes começam no dia 23. O início das aulas está previsto para 9 de agosto.

Dúvidas sobre o edital devem ser enviadas ao e-mail cread@ifms.edu.br.

Quadro de vagas*

Inglês Básico II 20
Operador de Computador 25
Vendedor 40

* Os requisitos para cada curso e a relação de dias e turno dos encontros semanais estão disponíveis no anexo II do edital.