Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Abertas 13 vagas para o Programa de Iniciação à Docência

Ensino

Abertas 13 vagas para o Programa de Iniciação à Docência

Processo seletivo se destina a acadêmicos dos cursos de graduação em Computação e Química, ofertados em Jardim e Coxim, respectivamente
por Cleyton Lutz publicado: 24/03/2021 13h19 última modificação: 30/03/2021 12h48

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou na terça-feira, 23, o edital de abertura do processo seletivo para o Programa de Auxílios de Iniciação à Docência (PIBID) da instituição, com 13 vagas para os campi Coxim e Jardim. 

Voltado ao processo de ensino e aprendizagem, além do incentivo ao aperfeiçoamento da formação docente dos estudantes de licenciatura da instituição, a seleção se destina a acadêmicos dos cursos superiores de Computação e Química. 

O valor do auxílio para os bolsistas é de R$ 400, com pagamento de maio a novembro. Além das vagas ofertadas, o processo seletivo permite também a inscrição de estudantes como não bolsistas, sem compensação financeira e sem limite de vagas. 

O edital de abertura, com as normas do processo seletivo, está publicado na Central de Seleção

Requisitos – Tanto o professor-orientador quanto o estudante interessado em participar deverão cumprir alguns requisitos. O docente precisa:

  • ser professor de curso de licenciatura do IFMS, pertencer ao quadro efetivo e não estar afastado ou licenciado;
  • ter projeto de iniciação à docência aprovado pela diretoria responsável pelo ensino de seu campus (Anexo 1);
  • dispor de carga horária suficiente para o atendimento do estudante, comprometendo-se a orientar o estudante bolsista ou não bolsista em todas as fases do projeto, incluindo a elaboração de relatórios, material de apresentação em seminários, resumos em congresso e artigos em revistas;
  • não se afastar do Instituto Federal, por mais de dois meses, durante o período de vigência do auxílio.

Já ao discente cabe:

  • estar regularmente matriculado em curso de licenciatura da instituição, não sendo no último semestre do curso no ato da implementação do projeto e/ou plano de trabalho;
  • declarar a existência de compatibilidade de horário entre as suas atividades acadêmicas e as atividades propostas no seu plano de atividades;
  • não possuir outra modalidade de bolsa, exceto auxílio voltado a permanência do estudante;
  • não ter sido penalizado em Processo Disciplinar do Estudante;
  • não estar em débito com nenhum dos programas geridos pelo IFMS ou por agência de fomento externo.

Inscrições – As inscrições podem ser feitas de 25 de março a 4 de abril, por meio da Página do Candidato. É necessário anexar os seguintes documentos:

  • requerimento de Inscrição preenchido (Anexo 2);
  • plano de atividades elaborado de acordo com o Projeto de Iniciação à Docência do professor-orientador (Anexo 3);
  • termo de compromisso do orientador e do estudante (Anexo 4);
  • justificativa de Inscrição de, no máximo, uma lauda (redigida em fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12), na qual o estudante apresente brevemente a sua trajetória escolar/profissional e a motivação do seu interesse de participação no PIBID.

Seleção – Será realizada em duas etapas. A primeira, de caráter eliminatório, consistirá em uma análise documental, onde será observado o atendimento às condições dos requisitos de inscrição e a avaliação da justificativa. 

A segunda etapa terá entrevistas com os candidatos, de caráter classificatório, realizadas pela Comissão de Avaliação do PIBID/IFMS, em data e horário previamente divulgada pela coordenação, tendo como tema aspectos relevantes para o exercício das atividades, como disponibilidade, interesse pela área e o perfil. 

A nota final do estudante será composta pelo somatório das atribuídas na primeira e segunda etapas. O resultado preliminar está previsto para 8 de abril. 

PIBID – O Programa de Iniciação à Docência é uma ação institucional que tem por finalidade o fortalecimento da articulação entre teoria e prática, bem como a cooperação mútua entre discentes e docentes, proporcionando experiência em atividades pedagógicas da Educação Básica aos estudantes dos cursos de licenciatura do IFMS. 

Entre seus objetivos estão contribuir para a ar8culação entre teoria e prática, inserir os participantes no cotidiano de escolas da rede pública e/ou particular, incentivar a permanência e conclusão do curso de licenciatura pelos alunos da instituição e elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura do Instituto Federal.

Mais informações podem ser conferidas na página do programa.

Quadro de vagas

Campi Curso Bolsas
Coxim Licenciatura em Química 09
Jardim Licenciatura em Computação 04
registrado em: , , ,