Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Abertas 155 vagas para auxílio monitoria

Assistência Estudantil

Abertas 155 vagas para auxílio monitoria

Podem participar estudantes de cursos técnicos e graduação. Inscrições vão de 5 a 12 de abril
por Vinicius Vieira publicado: 30/03/2021 13h58 última modificação: 03/04/2021 19h18

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nesta segunda-feira, 29, na Central de Seleção, o edital com 155 vagas no programa Auxílio Monitoria.

Para participar do processo seletivo, o estudante deve estar regularmente matriculado em um curso técnico ou de graduação. Além disso, também é necessário:

  • Estar cursando, no mínimo, o 2º período;
  • Ter sido aprovado nas unidades curriculares que caracterizam a área da monitoria pretendida;
  • Declarar haver compatibilidade entre os horários de suas atividades acadêmicas e os propostos para o desenvolvimento da monitora;
  • Não ter sido monitor nos últimos quatro semestres consecutivos, nem ter desistido da atividade de monitoria anteriormente nem tampouco estar respondendo a Processo Disciplinar Discente.

O monitor selecionado desenvolverá as atividades de monitoria em período de 8 horas semanais. Os alunos dos cursos técnicos receberão auxílio no valor de R$ 150 mensais. Já para os acadêmicos de graduação, o valor será de R$ 300 por mês, com vigência no primeiro semestre de 2021, totalizando três parcelas. 

relação das vagas ofertadas por campi pode ser conferida abaixo. Já a divisão das vagas por área está disponível na Central de Seleção

Inscrições – Podem ser feitas de 5 a 12 de abril, na Página do Candidato. O estudante candidato deverá escolher apenas um campus/área/turno oferecido pelo IFMS, bem como anexar o comprovante de dados bancários. 

Os dados preenchidos na ficha de inscrição são de total responsabilidade do candidato.

A seleção será realizada pelo diretor de ensino, coordenador de curso/eixo e por docente das áreas contempladas, preferencialmente o professor-orientador da monitoria, baseando-se na média feita entre duas notas.

A primeira delas é uma entrevista, prevista para ocorrer entre 13 e 16 de abril, em que serão avaliados a disponibilidade do candidato, o interesse pela área, o perfil para a atividade de monitor e a desenvoltura.

A outra nota diz respeito ao Coeficiente de Rendimento, considerando apenas as unidades curriculares da área em que o discente concorre. O resultado preliminar será divulgado no dia 19 de abril. 

Programa – A Monitoria é uma das iniciativas do Programa de Acesso, Permanência e Êxito dos Cursos Técnicos e de Graduação, cujo objetivo principal é apoiar as atividades que contribuam para o fortalecimento dos cursos ofertados no Instituto. 

Os objetivos do programa são prestar apoio ao aprendizado dos estudantes e despertar neles o interesse pelo ensino, além de oportunizar a sua participação no processo educacional e em situações extracurriculares que o conduzam à sua plena formação.

Vagas por campus e nível

Campi Vagas cursos técnico Vagas graduação
Aquidauana 16 04
Campo Grande 29 07
Corumbá 11 04
Coxim 10 05
Dourados 09 04
Jardim  05 02
Naviraí 05 03
Nova Andradina 09 02
Ponta Porã 08 05
Três Lagoas 11 05