Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Abertas inscrições ao Cosup para egressos e instituições

Conselho Superior

Abertas inscrições ao Cosup para egressos e instituições

Dois ex-alunos e seis instituições, que representam a sociedade civil, farão parte do Conselho Superior do IFMS no biênio 2022-24
por Juliana Aragão publicado: 10/09/2021 10h36 última modificação: 13/09/2021 13h09

Egressos e instituições da sociedade civil que queiram fazer parte do Conselho Superior (Cosup) do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), pelo período de 2022 a 2024, já podem fazer a inscrição.

Serão escolhidos dois ex-alunos, um de curso técnico e outro da graduação, e seis instituições que representam a sociedade civil, sendo duas de cada segmento: entidade patronal, entidade dos trabalhadores e setor público e/ou empresas estatais.

Em ambos os casos, as inscrições devem ser feitas até 24 de outubro, na Página do Candidato da Central de Seleção.

Seleção – Os egressos serão selecionados pela presidência do colegiado, que indicará os titulares e suplentes, com base nas informações dos memoriais descritivos.

Os resultados preliminar e final estão previstos para os dias 12 e 18 de novembro, respectivamente. As regras do processo seletivo estão publicadas no edital nº 70/2021.

No caso da sociedade civil, a relação com as inscrições homologadas será submetida à análise do Colégio de Dirigentes (Codir) e posteriormente à aprovação do pleno do Cosup. Caso não haja inscritos, o Codir indicará os representantes.

Os resultados preliminar e final serão divulgados, respectivamente, em 2 e 9 de dezembro. O edital nº 69/2021 traz as regras da seleção das instituições da sociedade civil.

Comunidade interna – O IFMS também deu início ao processo eleitoral para a escolha dos representantes de docentes, técnicos-administrativos e estudantes no Cosup. Serão eleitos 12 conselheiros, sendo quatro de cada segmento.

Candidatos docentes e técnicos-administrativos devem pertencer ao quadro de pessoal ativo permanente do Instituto Federal, com exercício iniciado até 6 setembro de 2021.

No caso dos estudantes, o candidato deve ser maior de idade e ter se matriculado também até 6 de setembro deste ano, em cursos técnicos de nível médio, graduação ou pós-graduação.

As inscrições das candidaturas devem ser feitas de 13 a 24 de setembro, também na Página do Candidato. Todas as regras do processo eleitoral estão disponíveis no edital nº 68/2021.

As eleições do Cosup são conduzidas pela Comissão do Processo Eleitoral, designada por meio da Portaria nº 693/2021, publicada no Boletim de Serviço nº 31/2021.

Cosup – É o órgão colegiado máximo do Instituto Federal e possui caráter normativo, consultivo e deliberativo. Tem a finalidade de colaborar para o aprimoramento do processo educacional e zelar pela correta execução das políticas da instituição.

Compete ao Cosup deliberar sobre a normatização, execução e avaliação da política geral do IFMS.

Saiba mais sobre a atuação do colegiado na página do Cosup.