Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Abertas inscrições para a seleção do Auxílio Monitoria

Abertas inscrições para a seleção do Auxílio Monitoria

São ofertadas 176 vagas a estudantes de cursos técnicos e da graduação dos dez campi, com auxílios mensais de R$ 150 e R$ 300, respectivamente
por Juliana Aragão publicado: 17/08/2021 09h19 última modificação: 17/08/2021 09h19

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas na seleção para a concessão do Auxílio Monitoria, referente ao segundo semestre letivo. Os interessados em participar devem acessar a Página do Candidato até 27 de agosto.

São ofertadas 176 vagas a discentes dos cursos técnicos e de graduação dos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

O estudante deve cursar, no mínimo, o 2º período do curso, ter sido aprovado na unidade curricular em que pretende ser monitor, e declarar compatibilidade entre os horários das atividades acadêmicas e os propostos para a monitoria.

Também são requisitos não ter sido monitor nos últimos quatro semestres consecutivos, não ter desistido da atividade de monitoria anteriormente, e não responder a processo disciplinar.

Ao se inscrever, o interessado deve escolher apenas um campus/unidade curricular/turno oferecido, além de anexar a cópia do cartão do banco ou documento que comprove o número da conta bancária.

Na Central de Seleção estão disponíveis o edital de abertura, com as normas do processo seletivo, e o quadro de vagas retificado.

Atividades – Deverão ser desenvolvidas no período de oito horas semanais, não podendo ultrapassar quatro horas diárias. Estudantes de cursos diurnos deverão realizar a monitoria no contraturno, preferencialmente em até dois dias da semana. Aqueles matriculados em cursos noturnos poderão executar as atividades ao longo da semana, de preferência antes do horário das aulas.

Em virtude da pandemia de Covid-19 e enquanto o IFMS permaneça com atividades não presenciais, a monitoria será realizada por meio de atividades remotas, orientadas pelo professor da unidade curricular.

Os valores dos auxílios mensais são de R$ 150 para estudantes de cursos técnicos, e de R$ 300 para os acadêmicos da graduação. Ambos terão vigência de três meses.

Seleção – Será feita pelas direções de ensino dos campi, coordenadores de cursos/eixos e pelos docentes das unidades curriculares contempladas no edital.

Os candidatos inscritos serão entrevistados entre os dias 30 de agosto e 3 de setembro, ocasião em que serão avaliados itens como disponibilidade, interesse pela unidade curricular, perfil para a atividade de monitor e desenvoltura.

Para a classificação dos candidatos serão consideradas a média da nota da entrevista e a nota da unidade curricular ou a média das notas das unidades curriculares em que o estudante está concorrendo. Em caso de empate, o desempate será feito com base na maior idade.

Os resultados preliminar e final serão divulgados nos dias 8 e 13 de setembro, respectivamente.

Dúvidas sobre o edital devem ser encaminhadas para a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) pelo e-mail .

Auxílio Monitoria – É uma das iniciativas do Programa de Permanência e Êxito dos Cursos Técnicos e de Graduação, cujo objetivo é apoiar as atividades que contribuam para o fortalecimento dos cursos ofertados no IFMS.

São objetivos do Programa de Monitoria prestar apoio ao aprendizado dos estudantes, despertar o interesse pelo ensino e oportunizar a participação do aluno no processo educacional.

Mais informações estão disponíveis na página do Programa de Monitoria.