Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Aberta seleção para professores preceptores

Residência Pedagógica

Aberta seleção para professores preceptores

Oferta é de duas vagas para os subprojetos do Programa de Residência Pedagógica nos municípios de Coxim e Pedro Gomes.
por Osvaldo Sato publicado: 15/03/2021 16h00 última modificação: 15/03/2021 16h00

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu nesta segunda-feira, 15, as inscrições para a seleção de professor preceptor do Programa de Residência Pedagógica, desenvolvido pelo Campus Coxim.

A oferta é de uma vaga para o subprojeto de Pedro Gomes e uma vaga de cadastro de reserva para o subprojeto do município de Coxim.

Em Coxim, podem participar da seleção docentes que atuem no IFMS e nas escolas estaduais Pedro Mendes Fontoura e Padre Nunes.

Em Pedro Gomes, a vaga se destinada a professores da Escola Estadual Professora Cleuza Teodoro. Os candidatos devem possuir licenciatura em Química, lecionar em uma das escolas habilitadas e ministrar disciplina na área.

O edital 24/2021 com todas as regras deste certame está disponível na Central de Seleção do IFMS.

Inscrições - São gratuitas e devem ser feitas com o envio de e-mail para a Coordenação do Curso de Licenciatura em Química do Campus Coxim, no endereço coliq.cx@ifms.edu.br, contendo a ficha de inscrição e os documentos solicitados no edital, preenchidos e digitalizados.

Dentre os documentos necessários estão a carta de intenções, o currículo na Plataforma Freire e a cópia do diploma de licenciatura.

O prazo final para inscrições é domingo, 21. O resultado preliminar deve ser divulgado no dia 23 de março.

Professores preceptores – Os preceptores deverão orientar as atividades dos residentes, acadêmicos da Licenciatura em Química oferecida pelo Campus Coxim, desenvolvidas durante o período de residência pedagógica.

Os professores selecionados receberão bolsas-auxílio no valor de R$ 765, pagas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Residência Pedagógica – Tem como objetivo estimular a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura, conduzidos em parceria com as redes públicas de educação básica.

Através do programa do IFMS, os acadêmicos da licenciatura em Química do Campus Coxim podem exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente, em escolas parceiras denominadas escolas-campo.

Para isso, possuem docentes orientadores no próprio Instituto e professores preceptores, que serão responsáveis por planejar, acompanhar e orientar os residentes nas atividades desenvolvidas na escolas-campo.