Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Abertas inscrições para o Seminário de Iniciação Científica

SCT 2021

Abertas inscrições para o Seminário de Iniciação Científica

Podem submeter trabalhos estudantes de graduação do IFMS e de outras instituições de ensino. Evento será realizado de forma virtual, em outubro
por Juliana Aragão publicado: 13/08/2021 10h13 última modificação: 13/08/2021 10h13

Estudantes dos cursos de graduação do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e de outras instituições de ensino superior podem inscrever trabalhos, a partir desta sexta-feira, 13, na edição 2021 do Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Semict).

O evento será realizado de forma virtual, entre os dias 4 e 8 de outubro, durante a Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal. Os trabalhos serão apresentados e avaliados por meio de vídeos gravados pelos estudantes, além dos resumos submetidos.

“No Semict, os estudantes apresentam os resultados de suas pesquisas, ampliam os conhecimentos e conhecem novos estudos que estão sendo desenvolvidos dentro das áreas de pesquisa”, ressalta a diretora de Pesquisa, Roselene Oliveira.

A diretora de Pesquisa do IFMS, Roselene Oliveira, explica que o seminário  visa destacar a produção científica dos discentes de graduação.

“O Semict proporciona um momento para os estudantes apresentarem os resultados de suas pesquisas, ampliarem os conhecimentos e conhecerem novos estudos que estão sendo desenvolvidos dentro das áreas de pesquisa. E além de conhecer, eles podem se identificar com a área que desejam atuar na sua vida profissional”, ressalta.

A participação é obrigatória para os bolsistas e voluntários nos projetos de pesquisa selecionados pelo edital nº 019/2020, e que tenham participado nas modalidades Pibic, Pibic-Af e Pibiti do CNPq/IFMS.

“É muito importante que o estudante participe do evento para que seu trabalho se torne conhecido dentro da sua área, além da oportunidade de conhecer outras pesquisas que se relacionam de forma a melhorar a busca por novas soluções a um dado problema”, destaca Roselene.

As demais regras do evento estão disponíveis no edital nº 063/2021, publicado na Central de Seleção, e também no hotsite do Semict 2021, plataforma onde será realizado o evento.

Inscrição – É gratuita e deve ser feita por meio da submissão do resumo expandido e do vídeo de apresentação do trabalho.

O resumo expandido, cujo modelo está disponível na Central de Seleção, deve ser enviado até o dia 10 de setembro para o e-mail da Diretoria de Pesquisa (r).

O prazo é o mesmo para que o orientador da pesquisa insira o link do vídeo apresentado pelo estudante na planilha disponibilizada pela Coordenação de Pesquisa e Inovação (Copei) do campus.

As orientações para a gravação do vídeo e a elaboração do resumo expandido estão disponíveis nos itens 8 e 9, respectivamente, do edital do Semict 2021 e também no hotsite do evento.

Os  projetos de pesquisa que tenham mais de um plano de trabalho deverão apresentar resumos expandidos e vídeos distintos para cada um.

Os estudantes bolsistas e voluntários selecionados no edital n° 019/2020 que não puderem participar do evento deverão enviar a justificativa, por e-mail, ao orientador, que deverá encaminhar a mensagem para dirpe@ifms.edu.br, com cópia para a Coordenação de Ações Pró-Pesquisa e Fomento (copef@ifms.edu.br).

“Durante o evento,  teremos uma mesa redonda com atividades síncronas e assíncronas onde os jovens pesquisadores poderão trocar experiências sobre as novidades que estão ocorrendo no mundo da pesquisa”, detalha a diretora de Pesquisa.

Semict 2021 – A cerimônia de abertura será realizada de forma virtual, no dia 4 de outubro.

Além da exposição de trabalhos científicos, estão previstas na edição 2021 do Semict mesas-redondas, palestras, espaços temáticos, encontro dos Grupos de Pesquisa do IFMS e a salas virtuais.

“Durante o evento, teremos várias salas temáticas, mesa redonda com atividades síncronas e assíncronas que proporcionarão o encontro dos jovens pesquisadores para troca de experiências com as comunidades interna e externa sobre as novidades que estão ocorrendo no mundo da pesquisa”, detalha a diretora.

De acordo com o resultado do edital de fomento à Semana de Ciência e Tecnologia 2021, esta edição do Semict é coordenada pelo Campus Ponta Porã. Uma comissão multicampi será designada para apoio na organização do seminário.

Dúvidas e informações sobre o Semict 2021 devem ser encaminhadas ao correio eletrônico dirpe@ifms.edu.br.