Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Aberto curso livre sobre ética e integridade na pesquisa

EAD

Aberto curso livre sobre ética e integridade na pesquisa

Com carga horária de 20 horas, curso a distância visa auxiliar pesquisadores iniciantes em atividades científicas que envolvam seres humanos
por Juliana Aragão publicado: 30/03/2021 14h16 última modificação: 30/03/2021 14h16

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) iniciou a oferta do curso livre a distância Ética e Integridade na Pesquisa. Gratuito e com carga horária de 20 horas, o curso de nível básico é destinado a estudantes e pesquisadores iniciantes.

As atividades, oferecidas na plataforma de cursos livres do IFMS, compreendem conhecimentos básicos para auxiliar pesquisadores iniciantes em atividades de pesquisa envolvendo seres humanos, bem como no desenvolvimento de trabalhos em acordo com os princípios da integridade científica.

"A literatura existente aponta para a necessidade de inserir esse tema já no início do processo de formação de novos pesquisadores e, nos institutos federais, temos muitos jovens fazendo pesquisas desde o ensino médio", explica Ivan José Alves Júnior, responsável pelo desenvolvimento do curso.

O curso foi desenvolvido como produto educacional do mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica por Ivan José Alves Júnior, assistente em administração do IFMS aprovado como mestre no final do mês passado.

"Resolvi criar o curso como produto educacional tendo em vista que a literatura existente aponta para a necessidade de inserir esse tema já no início do processo de formação de novos pesquisadores e, nos institutos federais, temos muitos jovens fazendo pesquisas desde o ensino médio, principalmente por meio dos programas de iniciação científica e tecnológica".

As atividades estão divididas em dois módulos, sendo que o primeiro aborda temas como o histórico da ética em pesquisa com seres humanos, resoluções do Conselho Nacional de Saúde e Consentimento Livre e Esclarecido.

A segunda etapa trata da integridade científica, quando são discutidas más condutas na ciência, tais como plágio, autoria indevida e fabricação e falsificação de dados e resultados.

O curso também tem a participação do professor Fabricio Ravagnani, orientador de Ivan no mestrado profissional.

Inscrições - São gratuitas e devem ser feitas na plataforma de cursos livres do IFMS.

Inicialmente, o interessado deve criar uma conta e preencher os dados cadastrais. Ao confirmar o cadastro, o usuário receberá um e-mail para validação da conta, que vai redirecioná-lo para a página inicial do Moodle, onde estará disponível o acesso ao curso. Em seguida, é só clicar no botão 'inscreva-me' que, automaticamente, estará matriculado.

Cursos Livres - O IFMS oferece, por meio do Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (Cread), outros sete cursos livres, todos a distância e sem tutoria:

• Conhecendo o IFMS
  • Moodle para Educadores
  • Comunicação Eficaz para Vendas
  • Videoaula - da Concepção à Postagem
  • Francês Básico
  • Formação Pedagógica para EAD
  • Introdução à Inteligência Artificial

O acesso às aulas pode ser feito por meio de qualquer dispositivo conectado à internet, inclusive plataformas mobile, como tablets e aparelhos celulares.

Caso o aluno alcance as notas exigidas, recebe o certificado de conclusão dos cursos.

Para mais informações, o contato deve ser feito pelo e-mail .

Curso Livre Ética e Integridade na Pesquisa

Conteúdo: conhecimentos básicos para auxiliar pesquisadores iniciantes nas suas atividades de pesquisas científicas envolvendo seres humanos, bem como no desenvolvimento de trabalhos acadêmicos e científicos em acordo com os princípios da integridade científica.
Carga-horária: 20 horas
Público-alvo: estudantes e pesquisadores iniciantes
Conclusão do curso: até 30 de junho de 2021
Prazo mínimo para a obtenção do certificado: 4 dias a partir da inscrição