Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Aberto prazo de inscrições para candidaturas ao Coepe

Colegiado

Aberto prazo de inscrições para candidaturas ao Coepe

Docentes, técnicos-administrativos e estudantes podem concorrer nas eleições para a nova composição do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMS
por Juliana Aragão publicado: 02/08/2021 12h53 última modificação: 02/08/2021 12h53

Aberto nesta segunda-feira, 2, o prazo de inscrições de candidaturas no processo eleitoral para a escolha dos representantes docentes, técnicos-administrativos e estudantes que irão compor o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Coepe) do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) pelos próximos dois anos.

Os interessados devem se inscrever até o dia 16 de agosto, na Página do Candidato da Central de Seleção do IFMS, onde é possível consultar o edital de abertura do processo eleitoral.

Serão eleitos 16 representantes titulares, e respectivos suplentes, sendo 11 docentes, três técnicos-administrativos e dois estudantes.

Vagas – As vagas no segmento docente se destinam às seguintes áreas:

• Ciências Humanas e suas tecnologias (História, Sociologia, Geografia, Metodologia, Pedagogia e Filosofia);
  • Linguagens, Códigos e suas tecnologias (Português/Português, Português/Inglês, - Português/Espanhol, Português/Libras, Arte, Educação Física);
  • Matemática e suas tecnologias (Matemática);
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias (Química, Física e Biologia);
  • Gestão (Administração, Administração Rural e Economia);
  • eixo tecnológico Controle e Processos Industriais;
  • eixo tecnológico Informação e Comunicação;
  • eixo tecnológico Produção Alimentícia;
  • eixo tecnológico Recursos Naturais;
  • eixo tecnológico Infraestrutura; e
  • eixo tecnológico Gestão e Negócios.

No segmento técnico-administrativo, as vagas são para representantes das categorias:

• Classe “C” ou “D”;
  • Classe “E”, exceto os cargos de Pedagogo e Técnico em Assuntos Educacionais; e
  • Classe “E”, dos cargos Pedagogo ou Técnico em Assuntos Educacionais.

No caso do segmento estudante, serão eleitos um representante dos cursos técnicos e um da graduação. O candidato deve ter mais de 16 anos e não estar cursando os dois últimos semestres do curso, além de não ser membro eleito de outro conselho superiore e/ou especializado do IFMS.

Cronograma – No dia 18 de agosto, serão divulgados os nomes dos inscritos no processo eleitoral. Entre 24 de agosto e 15 de setembro, os candidatos poderão divulgar suas candidaturas.

No dia 8 de setembro será publicada a lista de eleitores aptos a votar nas eleições, que ocorrerá no dia 16 do mesmo mês, de forma virtual. O resultado preliminar será divulgado no dia seguinte, e o final está previsto para 22 de setembro.

O resultado final das eleições será homologado no dia 19 de outubro, por ato do Conselho Superior (Cosup) do IFMS.

O processo eleitoral é conduzido pela Comissão Eleitoral no âmbito da reitoria e pelas Subcomissões Eleitorais dos Campi, designadas pela reitora e pelos diretores-gerais, respectivamente.

Dúvidas e pedidos de mais informações devem ser encaminhados para o e-mail .

Coepe - Trata-se de um órgão especializado de caráter consultivo e normativo no que se refere ao ensino, pesquisa e extensão no âmbito do IFMS.

É presidido pelo(a) pró-reitor(a) de Ensino, sendo formado por conselheiros natos e eleitos pela comunidade.

Dentre as atribuições do órgão estão a recomendação de aprovação, criação, alteração ou extinção de oferta de cursos do IFMS, bem como a aprovação dos seguintes documentos relacionados ao ensino, pesquisa e extensão:

• políticas, diretrizes e normas para os cursos presenciais e a distância;
  • Projeto Pedagógico de Curso (PPC);
  • regulamentos;
  • políticas de avaliação do ensino, pesquisa e extensão e dos cursos da instituição;
  • calendário anual das atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • diretrizes para elaboração do calendário acadêmico;
  • modelos de editais.

Mais informações sobre o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão estão disponíveis na página do Coepe.