Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Ambiente Virtual de Aprendizagem passa por atualização

Ensino

Ambiente Virtual de Aprendizagem passa por atualização

Moodle ficará mais intuitivo e adaptável a dispositivos móveis. A partir da terça-feira, 2, estudantes e professores poderão experimentar as alterações
por Cleyton Lutz publicado: 26/02/2021 09h06 última modificação: 26/02/2021 09h19

O Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) – Moodle do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) passará por uma atualização na próxima semana. Devido a isso, na segunda-feira, 1°, a plataforma estará indisponível. No dia seguinte, estudantes e professores da instituição poderão acessar o endereço com novidades. 

A atualização busca modernizar o layout do ambiente virtual para que se torne mais responsivo, intuitivo e adaptável a dispositivos móveis, equiparando-se à versão do Moodle utilizado para os cursos livres do Instituto Federal. 

“Antes, menos de 10% dos nossos docentes utilizavam o Moodle. Após a pandemia, 100% deles passaram a usar a plataforma. Isso acarretou na utilização tanto nos cursos a distância quanto nos presenciais”, comenta o diretor do Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (Cread) do IFMS, Márcio Amorim. 

Além dos cursos técnicos, de qualificação profissional e de idiomas, ofertados a distância, o ambiente virtual também tem servido como apoio às atividades presenciais, suspensas em virtude da pandemia do novo coronavírus, com a disponibilização de conteúdos como vídeos, slides e arquivos em PDF.

“Antes, menos de 10% dos nossos docentes utilizavam o Moodle. Após a pandemia, 100% deles passaram a usar a plataforma. Isso acarretou na utilização tanto nos cursos a distância quanto nos presenciais”, comenta o diretor do Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (Cread) do IFMS, Márcio Amorim. 

“Muitos dos professores, que não conheciam a plataforma, pretendem continuar utilizando-a, mesmo quando voltarem as atividades presenciais, pois encontram nela uma série de ferramentas para complementar os processos de ensino e aprendizagem”, destaca.

No último dia 22, o IFMS prorrogou a suspensão das atividades presenciais de ensino e administrativas até o final do semestre, previsto para o dia 15 de julho.

Atualização – A proposta surgiu no início do ano passado. No entanto, a necessidade de material de apoio para os docentes e as possíveis dificuldades de adaptação, em um momento em que o Moodle se tornou a principal ferramenta para as aulas, fizeram com que a iniciativa demorasse um pouco mais para sair do papel. 

As principais mudanças dizem respeito ao layout, mais adaptável a telas de smartphones e tablets, possuindo um menu retrátil. Assim, o estudante poderá ter o conteúdo principal em toda a tela. 

“Houve também a adição de novos blocos para auxiliar professores e alunos, como ‘atalhos’ que facilitam a edição dos conteúdos da sala virtual para o professor; ‘monitoramento de estudantes’, que sinaliza para o docente de modo visual os alunos que estão há mais tempo sem entrar na sala; e o ‘mensagem para meu professor’, que possibilita um caminho fácil para o estudante entrar em contato com o docente da sala”, explica a técnica em Tecnologia da Informação, Danielli Rocha, responsável pela atualização. 

Junto com a atualização do ambiente virtual serão disponibilizados, até o dia 5 de março, três materiais de apoio, sendo um voltado aos estudantes, outro para os docentes e um mapa mental.

Outra opção para quem quer se inteirar das mudanças é o curso livre de “Moodle Básico para Educadores”, ofertado pelo IFMS. “Ele foi feito para os docentes se capacitarem já pensando nesta atualização”, ressalta Amorim.