Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Asfaltada rodovia que dá acesso ao Campus Nova Andradina

Asfaltada rodovia que dá acesso ao Campus Nova Andradina

Pavimentação dos 23 km da MS-473 foi entregue pelo governador Reinaldo Azambuja nesta quinta-feira, 16. Obra era esperada há mais de dez anos por comunidade
por Juliana Aragão publicado: 16/12/2021 13h57 última modificação: 17/12/2021 08h39
  • Em funcionamento há mais de dez anos, campus finalmente tem acesso asfaltado - Foto: Campus Nova Andradina

• Entrega do trecho da MS-473 pavimentado foi feita na manhã nesta quinta-feira, 16 - Foto: Campus Nova Andradina

• São 23 quilômetros de rodovia asfaltada até o campus do IFMS - Foto: Governo do Estado

• Nos últimos 11 anos, foram inúmeros os protestos para pedir o asfalto - Foto: Arquivo/Campus Nova Andradina

• Chegada do asfalto beneficia toda a região onde o IFMS está instalado - Foto: Governo do Estado

• Comunidade do IFMS agradece ao governador pela chegada do asfalto - Foto: Campus Nova Andradina

A pavimentação dos 23 quilômetros da Rodovia MS-473, que dá acesso ao Campus Nova Andradina do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), foi entregue pelo governador Reinaldo Azambuja nesta quinta-feira, 16. O ato foi acompanhado por estudantes, servidores e gestores da instituição.

Desde que o campus entrou em funcionamento, em 2010, a comunidade reinvindica o asfaltamento da rodovia. Durante esses 11 anos, foram inúmeras as manifestações que pediam a obra. Para chamar a atenção das autoridades, servidores e estudantes levavam faixas e cartazes com frequência para a MS-473.

"Essa é uma consquista de todos os estudantes e servidores do IFMS, até porque investir em educação também é melhorar as condições para que o aluno continue sua caminhada", destacou o estudante de Agronomia, Luiz Henrique Inaxio.

O acadêmico de Agronomia, Luiz Henrique Inaxio, 28, participou de todos os protestos nos últimos seis anos. Prestes a concluir a graduação, o estudante destaca o quanto uma obra de infraestrutura melhora a vida das pessoas.

"É uma satisfação absurda ter esse asfalto pronto, porque durante todos esses anos nós sofremos com dores no corpo, cansaço excessivo e até falta de ânimo para estudar por conta das viagens de ônibus pela estrada de terra. Os livros que eu lia no trajeto são todos marrons devido à poeira, que também era um problema para a nossa saúde", relembrou.

Luiz, que ainda não viu a rodovia pavimentada, não vê a hora de pisar no asfalto. "Essa é uma conquista de todos os estudantes e servidores do IFMS, até porque investir em educação também é melhorar as condições para que o aluno continue sua caminhada".

Além da falta de segurança, transitar na rodovia de terra também provocava transtornos sazonais. Era poeira excessiva nos tempos de seca e lama nos períodos chuvosos, o que por várias vezes deixou a estrada intransitável.

Para o técnico em Agropecuária, Everton Caires, um dos primeiros servidores do campus, o asfaltamento da rodovia é sinônimo de liberdade.

"Desde 2010, a comunidade pedia que esse trajeto se tornasse mais acessível. Fomos atendidos, e a facilidade para chegar ao campus será um incentivo para que mais pessoas busquem nossos cursos”, comentou a reitora do IFMS, Elaine Cassiano.

"A sensação é a de que nós estamos livres. Saber que agora a gente pode atender a alguma urgência com a família rapidamente não tem preço. A pavimentação da MS-473 é motivo de alegria e comemoração para toda a comunidade que, finalmente, depois de quase 12 anos, está vendo o sonho do asfalto realizado", celebrou.

Obra - Paga com recursos do Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de Mato Grosso do Sul (Fundersul), a pavimentação do trecho de 23 quilômetros da MS-473 custou R$ 34 milhões. A obra beneficia mais de 700 estudantes e 102 servidores do campus do IFMS, além de produtores rurais e agricultores familiares da região.

Durante a entrega da rodovia asfaltada, o governador Reinaldo Azambuja relembrou os inúmeros pedidos feitos pelos reitores do IFMS, e também pela comunidade acadêmica, para o asfaltamento do acesso ao campus.

"Essa é uma obra sonhada por estudantes e servidores do IFMS que, nos últimos anos, foram até mim pedir pelo asfalto. E pavimentação é sinônimo de desenvolvimento, até porque vai integrar e fortalecer toda essa região, que é tão produtiva. Tenho a grata alegria de entregar esse trecho da MS-473 pavimentado", destacou o governador.

A reitora Elaine Cassiano agradeceu ao Governo do Estado pelos recursos investidos, atendendo às reivindicações de servidores e estudantes do IFMS.

"Gerações de estudantes e servidores sonharam com este momento. Essa é uma vitória de toda a comunidade, que sempre buscou apoio para a melhoria na nossa segurança e qualidade de vida", comemorou o diretor-geral do campus, Claudio Sanavria.

"Desde 2010, a comunidade pedia que esse trajeto se tornasse mais acessível, evitando transtornos e acidentes. Finalmente fomos atendidos. O asfalto nos traz mais tranquilidade na medida em que os riscos e os custos de transporte diminuem. A facilidade para chegar ao campus também será um incentivo para que mais pessoas busquem nossos cursos e participem das atividades de ensino, pesquisa e extensão”, comentou.

Para o diretor-geral do campus, Claudio Sanavria, a entrega do asfalto é um marco na história da unidade.

"Foram anos muitos difíceis no que diz respeito ao acesso à nossa estrutura. Sentíamos que a população, em grande parte, acabava sendo privada das oportunidades ofertadas pelo IFMS. Gerações de estudantes e servidores passaram por aqui sonhando com este momento e sentimos que essa é uma vitória de todos - estudantes, servidores, pais, poder público -, que sempre buscaram apoio para a melhoria na nossa segurança e qualidade de vida", comemorou.

* Com informações do site de notícias do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

registrado em: ,