Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Coxim abre comemorações dos 10 anos do curso de Química

Licenciatura

Coxim abre comemorações dos 10 anos do curso de Química

Licenciatura em Química completa dez anos de criação e comemorações preveem uma série de ações, como roda de conversa, lançamento de livro, simpósio e seminário
por Osvaldo Sato publicado: 25/08/2021 14h48 última modificação: 06/10/2021 10h12
  • Curso de Licenciatura em Química completa 10 anos formando professores. Foto: Arquivo/Campus Coxim

O Campus Coxim do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) inicia nesta quarta-feira, 25, as comemorações alusivas aos dez anos da implantação de seu curso de Licenciatura em Química. O evento "Roda de Conversa - Experiências dos Dez Anos do Curso de Licenciatura em Química" acontece no formato virtual, às 19 horas e reúne egressos do cursos que compartilharão suas experiências e história no curso.

Participam do evento a reitora do IFMS, Elaine Cassiano, a diretora-geral do campus, Angela Kwiatkowski, docentes do curso, servidores e egressos. A transmissão acontece no canal do campus no Youtube

A coordenadora deste evento, a professora Mariane Ocanha, explica que todos os egressos do curso foram convidados a participarem da comemoração.

"Vamos contar a história do curso pelas experiências daqueles que vivenciaram todos estes momentos, ao longo destes dez anos, e como se deu o desenvolvimento da Licenciatura em Química do Campus Coxim", disse a docente.

Para organizar todas as comemorações alusivas aos dez anos do curso, uma comissão foi montada, presidida pelo professor Alexandre Faria, que foi o primeiro docente do curso.

Além da roda de conversa, estão previstos: Lançamento do e-book Cadernos Pedagógicos da Licenciatura em Química, dentro da programação da Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS, no dia 6 de outubro; o Simpósio de Ensino de Ciências (Simec) a partir do dia 29 de novembro; e o Seminário de Iniciação à Docência (Semid) no dia 1.º de dezembro de 2021.

História - A primeira oferta do curso ocorreu em 2011, quando o campus encontrava-se instalado, de forma provisória, na Escola Estadual Padre Nunes.

A diretora-geral do campus, Angela Kwiatkowski, destaca que a história do curso confunde-se com a história do próprio campus.

"Este foi o primeiro curso de graduação do campus e em seus dez anos atuou com excelência na formação de vários profissionais licenciados em Química, com foco multidisciplinar baseado em princípios pedagógicos, na ética, na ciência e no respeito, suprindo a carência e a necessidade de professores de química na região e em todo o Estado", destacou a diretora. Angela

"Este foi o primeiro curso de graduação do campus e em seus dez anos atuou com excelência na formação de vários profissionais licenciados em Química, com foco multidisciplinar baseado em princípios pedagógicos, na ética, na ciência e no respeito, suprindo a carência e a necessidade de professores de química na região e em todo o Estado", afirmou a diretora.

Em 2014, a sede definitiva do campus foi inaugurada, localizado na Rua Salime Tanure, no Bairro Santa Tereza. Consequentemente, as aulas passaram a ser ofertadas em sede própria, o que potencializou os investimentos na infraestrutura do curso, como nos laboratórios, essenciais para a formação dos licenciandos.

Desde então, o curso tem formado professores para suprir a demanda de toda a região e alcançado também outras conquistas, como destaca o professor Alexandre Faria.

"Vemos como grandes conquistas a inserção de nossos egressos, seja nas escolas locais, da região e também em outros estados , seguindo carreira acadêmica ou, ainda, empregados na indústria, considerando a decisão do Conselho Regional de Química (CRQ) para que nossos licenciados exerçam, além da docência, algumas atribuições do profissional químico", destacou o professor.

"Vemos como grandes conquistas a inserção de nossos egressos, seja nas escolas locais, da região e também em outros estados , seguindo carreira acadêmica ou, ainda, empregados na indústria, considerando a decisão do Conselho Regional de Química (CRQ) para que nossos licenciados exerçam, além da docência, algumas atribuições do profissional químico", destacou o professor Alexandre.

"Destaco ainda a grande produção acadêmica de nossos acadêmicos, com publicações e apresentações em eventos científicos, publicações em revistas e capítulos de livros", completou.

O Curso - O Curso de Química do Campus Coxim é um dos ofertados pelo IFMS na modalidade de licenciatura. Além deste, o IFMS oferta no Campus Jardim o curso de Licenciatura em Computação.

A formação de professores está prevista na Lei de Criação dos Institutos Federais (Lei n.° 11.892/2008), que determina que os Institutos Federais devem ofertar um total de, no mínimo, 20% das suas vagas para a formação de professores.

O curso foi reconhecido pela Portaria Seres/MEC n.º 493, publicado no Diário Oficial da União (DOU) do dia 30 de junho de 2015.

Para este reconhecimento, o curso foi avaliado pelo Ministério da Educação (MEC) e recebeu conceito 4, considerado pelos critérios adotados como "muito bom".

O Projeto Pedagógico de Curso, disponível na página do curso, normatiza sua duração de quatro anos e meio, com 3.390 horas/aula.

Ingresso - O ingresso é feito no primeiro semestre, pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), de acordo com as notas do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior à abertura das vagas. O período de inscrições é divulgado em janeiro, na Página do Sisu.

O candidato também pode solicitar o ingresso como portador de diploma ou por meio de transferências internas e de outras instituições de ensino. Os editais são divulgados semestralmente na Central de Seleção do IFMS.

Saiba mais na página do curso.