Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Campus Corumbá celebra dez anos de implantação

Campus Corumbá celebra dez anos de implantação

Evento incluiu homenagens, palestras, apresentações culturais, torneios de jogos virtuais, visitas técnicas e salas temáticas
por Osvaldo Sato publicado: 15/12/2021 08h55 última modificação: 16/12/2021 11h40
  • Evento comemorativo aos dez anos do campus foi realizado no dia 10 - Foto: Campus Corumbá

• Evento comemorativo aos dez anos do Campus. Fotos: Cerimonial/Campus Corumbá

O Campus Corumbá do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realizou, no último dia 10, uma série de atividades alusivas às comemorações dos dez anos de implantação da unidade no município. A programação contou com palestras, apresentações culturais, competições de jogos virtuais, visitas técnicas e salas temáticas.

Foram realizadas também oficinas de dança, teatro, sobre geração de energia, ideação de negócios, biologia na prática, elaboração de projetos, entre outros temas. Uma sala temática abordou a contribuição da mulher para a ciência.

O pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Felipe Fernandes, que representou a reitora Elaine Cassiano na cerimônia e é professor do campus, recordou os momentos de construção da identidade da unidade.

“São dez anos de conquistas, com mais de 1.400 estudantes formados, que multiplicam conhecimentos e formação com toda a sociedade, impactando no município e região", destacou o diretor-geral do campus, Wanderson Batista.

“Destaco a força e resiliência dos servidores e estudantes que permaneceram um longo tempo em sede provisória, mas onde construímos a história do campus e vivemos muitas alegrias”, afirmou o pró-reitor. “Além disso, agradecemos a presença da Deputada Federal Bia Cavassa, reafirmando o apoio para a educação no Estado, em uma noite de poder olhar para os acertos e erros do passado e refletir no planejamento de um futuro ainda melhor para a comunidade IFMS da região de Corumbá e Ladário”, completou.

Para o diretor-geral do campus, Wanderson Batista, a celebração da primeira década da unidade traz consigo o sentimento de concretização de um sonho realizado e esperanças de um futuro próspero.

“São dez anos de conquistas, com mais de 1.400 estudantes formados, que multiplicam conhecimentos e formação com toda a sociedade, impactando no município e região. Esse é o resultado de um trabalho conjunto entre família e escola, e vamos seguir trabalhando incansavelmente para que tenhamos mais dez, 20, 100 anos de sucesso”, previu o diretor.

Durante a cerimônia, autoridades locais, os ex-diretores do campus - Luiz Simão Staszczak, Rafael Santos, Claudia Fernandes e Sandro Santos -, servidores e estudantes foram homenageados.

Uma das homenagens foi entregue à acadêmica do curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Flaviane Ortiz, 20, egressa do curso técnico em Informática e, recentemente, primeira colocada no processo seletivo para estágio da Vale, uma das maiores empresas de mineração do mundo que atua em Corumbá.

"Estudo no Campus Corumbá há seis anos e, nesse período, me formei técnica em Informática, fui monitora, fiz cursos de idiomas e estou concluindo o ensino superior", relatou Flaviane Ortiz, acadêmica de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

"Estudo no Campus Corumbá há seis anos e, nesse período, me formei técnica em Informática, fui monitora, fiz cursos de idiomas e estou concluindo o ensino superior. Aqui criei laços inestimáveis e, agora, partilho minhas conquistas, como a própria aprovação para a graduação e para a seleção para estágio da Vale", relatou a acadêmica.

Histórico - O Campus Corumbá do IFMS teve o funcionamento autorizado em 2011, após a publicação da Portaria nº 79, de 28 de janeiro de 2011, do Ministério da Educação (MEC), mas desde 2010 a instituição já desenvolvia atividades no município.

Os primeiros cursos foram ofertados em sede provisória, localizada no Bairro Dom Bosco. A mudança para a sede definitiva do campus, construída na Rua Pedro de Medeiros, Bairro Popular Velha, ocorreu no primeiro semestre de 2018.

Alem dos cursos técnicos integrados em Informática, Metalurgia e Manutenção e Suporte em Informática, ofertado na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja), o campus oferece os cursos superiores de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Processos Metalúrgicos.

Na pós-graduação, são três especializações ofertadas: Docência para Educação Profissional e Tecnológica, Estratégias para Conservação da Natureza e Informática Aplicada à Educação.

São ofertados ainda cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) nas modalidades presencial e a distância, além de cursos dos cursos gratuitos de idiomas.