Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Candidatos da graduação são convocados para heteroidentificação

Candidatos da graduação são convocados para heteroidentificação

Documentação que comprove autodeclaração de pretos e pardos deve ser enviada de forma online nesta quinta e sexta-feira, 5 e 6
por Juliana Aragão publicado: 05/08/2021 10h33 última modificação: 05/08/2021 10h33

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) divulgou nessa quarta-feira, 4, a convocação para a heteroidentificação no processo seletivo que oferta vagas remanescentes em cursos de graduação. Os candidatos que se autodeclararam pretos e pardos na inscrição terão que confirmar a veracidade da informação.

O edital com a lista dos convocados está publicado na Central de Seleção, onde também é possível consultar o edital de abertura do processo seletivo e todos os seus anexos.

Os convocados para a heteroidentificação devem enviar a documentação comprobatória nesta quinta e sexta-feira, 5 e 6, de forma online. O envio deve ser feito no Sistema de Matrículas do IFMS.

Além da autodeclaração de preto ou pardo preenchida e assinada, deve ser anexada ao sistema uma fotografia de acordo com as seguintes orientações:

• a fotografia deverá ser frontal, tirada a um metro e meio do candidato, sentado com as mãos abertas sobre os joelhos;
  • o ambiente deverá estar bem iluminado e com o fundo branco;
  • o formato da fotografia deverá ser JPEG;
  • sem maquiagem;
  • sem óculos escuros;
  • sem chapéu, boné ou gorro;
  • sem filtros de edição;
  • com boa resolução.

A documentação deve ser enviada na forma de arquivo digitalizado, legível e de boa qualidade, com no máximo 5 megabytes cada, a partir dos documentos originais, sendo aceitas imagens no formato .jpge e textos nos formatos .pdf, .doc, .docx ou .odf. Todas as instruções podem ser conferidas no edital de convocação.

O candidato que não tem acesso à internet pode solicitar a utilização de um computador do Instituto Federal. O agendamento do dia e horário pode ser feito por e-mail ou WhatsApp, de acordo com os contatos disponíveis no Anexo VIII.

Processo seletivo – Foram abertas 265 vagas remanescentes em cursos de graduação oferecidos nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. Puderam se inscrever participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 em diante.

A seleção será feita com base na nota total mais alta alcançada pelo candidato no Enem. O peso para cada área de conhecimento, utilizado para o cálculo da nota total dos cursos ofertados, está disponível no item 5 do edital de abertura do processo seletivo.

A divulgação do resultado preliminar da heteroidentificação está prevista para 11 de agosto, e a final para o dia 18 do mesmo mês. No dia 20 deverão ser divulgados os nomes dos candidatos aptos a matrícula e em lista de espera.