Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Competição de esportes virtuais reúne estudantes de seis campi

Competição de esportes virtuais reúne estudantes de seis campi

Primeira edição do e-JIFMS (Jogos Eletrônicos do IFMS) acontece até quarta-feira, 11, com disputas de League of Legends, Free Fire e Xadrez Arena, todas com transmissão online
por Osvaldo Sato publicado: 09/08/2021 15h06 última modificação: 10/08/2021 11h15

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realiza até quarta-feira, 11, a primeira edição do e-JIFMS (Jogos Eletrônicos do IFMS). Serão realizadas as disputas nos jogos League of Legends, Free Fire e Xadrez Arena.

A previsão é de participação de 76 estudantes. Estão inscritas equipes de seis campi: Campo Grande, Dourados, Jardim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

A organização do evento é da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) em conjunto com os campi. O pró-reitor, Danilo Teles, explica que, inseridas no contexto da extensão, as práticas esportivas auxiliam no desenvolvimento do educando, fomentando a cidadania, inclusão e participação social.

“A inserção das modalidades virtuais torna o programa de esportes da Rede Federal mais abrangente, sendo uma alternativa visto o período de isolamento social, mas vislumbramos futuramente serem um complemento aos esportes tradicionais do IFMS, tornando os JIFMS ainda mais atraente para os estudantes atletas e para os espectadores”, explicou.

Os esportes virtuais - ou e-sports - têm ganho cada vez mais adeptos, competições e entendimento sobre os benefícios existentes em decorrência de sua prática.

“Embora eletrônicos e remotos, os e-sports estimulam o trabalho em equipe e o espírito de colaboração, indo ao encontro do fortalecimento da permanência e êxito dos estudantes”, destacou o pró-reitor.

Programação - Na segunda-feira, 9, acontecem as partidas do xadrez; na terça-feira, 10, é a vez do League of Legends; fecham as disputas, na quarta-feira, 11, os competidores do Free Fire.

Todas as disputas do e-JIFMS terão transmissão online pelo canal da competição na plataforma Twitch, sempre com início às 19h30m.

As equipes vencedores serão indicadas para a disputa nacional, formando a equipe representante do IFMS, com um time de League of Legends, um time de Free Fire, além de quatro representantes no xadrez masculino e quatro no xadrez feminino.

A etapa nacional está prevista para acontecer de 13 a 17 de setembro, com organização do Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) e realizado pelo IFPR (Instituto Federal do Paraná). Mais informações sobre o e-JIF nacional estão na página do IFPR.