Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Divulgadas regras para trabalhos nas Feiras de Ciência e Tecnologia

SCT 2021

Divulgadas regras para trabalhos nas Feiras de Ciência e Tecnologia

Inscrições ocorrem em três etapas. Feiras científicas serão organizadas em outubro pelos dez campi e fazem parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia
por Vinicius Vieira publicado: 22/07/2021 12h45 última modificação: 22/07/2021 15h08

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou na quarta-feira, 21, o edital com as regras para inscrição e seleção de trabalho para as Feiras de Ciência e Tecnologia da instituição.

Podem participar estudantes e professores do ensino fundamental (6º ao 9º ano), médio e técnico integrado das redes pública e privada de ensino, além de ex-alunos do Instituto Federal que concluíram os cursos integrados após novembro do ano passado. 

As feiras fazem parte da programação da edição 2021 da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT). Com o tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovação para o planeta", as atividades da SCT 2021 ocorrerão simultaneamente entre os dias 4 e 9 de outubro.

A exposição dos trabalhos será promovida pelos campi durante as edições locais das Feiras de Ciência e Tecnologia em cada município: Aquidauana (Feciaq), Campo Grande (Fecintec), Corumbá (Fecipan), Coxim (Fecitecx), Dourados (Fecigran), Jardim (Fecioeste), Naviraí (Fecinavi), Nova Andradina (Fecinova), Ponta Porã (Fecifron) e Três Lagoas (Fecitel). 

Submissão – A inscrição do trabalho é gratuita e deve ser realizada pelo orientador, exclusivamente via internet, por meio do Sistema de Submissão e Avaliação de Projetos. O acesso ao sistema estará disponível na página das Feiras a partir do dia 2 de agosto. A submissão acontecerá respeitando três etapas:

  • cadastro de informações sobre o trabalho  de 2 a 31 de agosto;
  • correção e aprovação dos trabalhos  até 17 de setembro;
  • submissão da documentação do trabalho  até 27 de setembro.

As normas para elaboração dos itens a serem submetidos – como resumo expandido, vídeo de apresentação do projeto (obrigatórios), relatório do trabalho e caderno de campo (opcionais) – constam no item 6 do edital de abertura, publicado na Central de Seleção.

Os trabalhos devem estar relacionados às áreas de Ciências Biológicas e da Saúde; Exatas e da Terra; Humanas, Sociais Aplicadas e Linguística; Agrárias e Engenharias; ou Multidisciplinar, para projetos com mais de uma área predominante.

A previsão é que a divulgação dos trabalhos aprovados seja feita no dia 25 de setembro.

Premiação – A comissão avaliadora será composta por professores e pesquisadores de diversas instituições e áreas de conhecimento, para atestar a qualidade dos trabalhos. 

A premiação das Feiras de Ciência e Tecnologia 2021 será transmitida em eventos virtuais organizados pelos respectivos campi. A previsão é que a divulgação dos premiados seja feita no dia 8 de outubro.

Todos os autores dos trabalhos receberão certificado de participação. Haverá premiação nas seguintes categorias:

  • 1º, 2º e 3º lugares dos projetos de nível médio ou técnico integrado de nível médio de cada uma das cinco áreas do conhecimento;
  • 1º, 2º e 3º lugares dos projetos de nível fundamental cada uma das cinco áreas do conhecimento;
  • melhor vídeo;
  • melhor relatório;
  • melhor projeto na categoria nível médio/técnico;
  • melhor projeto na categoria nível fundamental.;
  • melhor projeto na categoria convidados;
  • melhor projeto na categoria: impacto socioambiental;
  • melhor projeto na categoria: inovação tecnológica;

Feiras – Serão realizadas entre 4 e 8 de outubro e buscam estimular novas vocações por meio da realização de projetos criativos e inovadores, criando oportunidades de interação espontânea entre estudantes e professores.  

Realizadas anualmente, em 2020, foram selecionados mais de 500 trabalhos para as feiras do IFMS. O número foi 69% menor do que os 847 projetos registrados na edição de 2019.

Semana de Ciência e Tecnologia – Realizada pelo IFMS há 11 anos, a SCT de 2021 prevê em sua programação salas virtuais de aprendizagem, onde serão oferecidas palestras, oficinas e cursos, além de:

  • Feiras de Ciência e Tecnologia;
  • Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Semict);
  • Hackathon multicampi;
  • Atividades makers;
  • Encontro de Iniciação Científica;
  • Congresso Interdisciplinar de Pesquisa, Empreendedorismo e Inovação (Cipei).

O resultado que homologou a realização do evento nos dez campi, bem como os valores aprovados e os respectivos coordenadores do evento, está disponível na Central de Seleção.

 As atividades serão realizadas de forma remota, com a possibilidade da realização de atividades híbridas (online e presencial).