Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Divulgado resultado final da seleção para Naviraí e Nova Andradina

Qualificação profissional

Divulgado resultado final da seleção para Naviraí e Nova Andradina

Foram abertas 70 vagas para os cursos FIC de Auxiliar de Agropecuária e Agente de Desenvolvimento Cooperativista. Matrículas vão de 14 a 19 de julho
por Cleyton Lutz publicado: 12/07/2021 15h46 última modificação: 12/07/2021 15h46

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nesta segunda-feira, 12, o resultado final do processo seletivo para os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), ofertados de maneira presencial nos campi Naviraí e Nova Andradina. 

No documento constam a relação dos candidatos classificados em primeira chamada e os integrantes da lista de espera. A seleção foi feita por sorteio, no dia 6. Foram abertas 70 vagas para os cursos de qualificação de Auxiliar de Agropecuária e Agente de Desenvolvimento Cooperativista. 

Em Naviraí foram registrados 110 inscritos para as 40 vagas ofertadas. Já em Nova Andradina participaram 39 candidatos para as 30 vagas disponibilizadas. 

O edital e demais resultados referentes à este processo seletivo estão publicados na Central de Seleção do IFMS.

Instruções – As matrículas devem ser feitas online de 14 a 19 de julho. Para efetuar a solicitação, o selecionado deve acessar o endereço eletrônico

Caso seja o primeiro acesso, é necessário clicar na opção “Ainda não tem Login? Clique aqui para ativar o seu acesso”. Em seguida serão solicitados o número do CPF, a data de nascimento e o e-mail cadastrado na Central de Seleção. 

Após ativar o acesso, o login no sistema estará liberado. O candidato deverá acessar novamente o endereço para matrícula, informando o CPF e senha, que será enviada para o e-mail cadastrado. 

Ao acessar o sistema, o candidato será informado sobre o tipo, a chamada, o curso e o campus para o qual foi convocado para matrícula. Caso alguma informação esteja incorreta, uma mensagem deve ser encaminhada ao correio eletrônico

Após conferir as informações, é necessário clicar em “Solicitar Matrícula”. O preenchimento do Questionário Socioeconômico é pré-requisito para matrícula – caso o candidato ainda não o tenha feito, será redirecionado para essa etapa. 

Documentos – Na área para upload, é preciso anexar os seguintes documentos digitalizados:

  • requerimento de matrícula devidamente preenchido e assinado, no qual deverá constar, obrigatoriamente, o número do CPF do candidato;
  • documento que comprove escolaridade mínima exigida para o curso ou comprovante de escolaridade superior à mínima;
  • documento oficial de identificação com foto;
  • documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para os brasileiros entre 19 e 45 anos;
  • termo de ciência para solicitação de matrícula online, a ser assinado pelo responsável legal, além da certidão de nascimento do menor ou documento de guarda ou tutela, se for o caso, e o documento oficial com foto do responsável legal, no caso de o candidato convocado ser menor de 18 anos;
  • uma foto 3x4 recente.

O candidato deverá anexar um ou mais arquivos para cada comprovação solicitada, sempre clicando em “Enviar Comprovante” para efetivar o carregamento de cada arquivo, observando a confirmação de que o arquivo foi salvo. 

Toda a documentação deverá ser enviada na forma de arquivo digitalizado, legível e de boa qualidade, com no máximo cinco megabytes cada, a partir dos documentos originais, sendo aceitas imagens nos formatos .png, .jpg ou .jpeg e textos nos formatos .pdf, .doc, .docx ou .odf. 

Após anexar todos os arquivos, o candidato deverá clicar em “Salvar e Finalizar” para encerrar o processo de solicitação de matrícula. Ao final do procedimento, um comprovante será exibido. 

Cronograma – Caso existam vagas não ocupadas após o período para matrículas, uma segunda chamada será divulgara no dia 22 de julho, com matrículas entre 26 e 29 do mesmo mês. 

Outras chamadas poderão ser divulgadas a partir do agosto, mês em que está previsto o início das aulas. 

Cursos FIC – Estão voltados a qualificação e capacitação, com foco no mundo do trabalho. Possuem carga horária mínima de 180h e duração média de três meses. As atividades do curso de Auxiliar de Agropecuária acontecem no período noturno, enquanto que as Agente de Desenvolvimento Cooperativista ocorrem no vespertino. 

Ao término das atividades, o certificado concedido ao concluinte terá validade nacional e habilitará o egresso ao exercício profissional na área cursada.