Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Divulgado resultado preliminar do ciclo 2021-2022

Divulgado resultado preliminar do ciclo 2021-2022

Relação traz classificação e notas atribuídas aos trabalhos que tiveram inscrições homologadas. Prazo para recurso termina nesta sexta-feira, 17
por Vinicius Vieira publicado: 17/09/2021 08h49 última modificação: 17/09/2021 08h57

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) divulgou na quarta-feira, 15, o resultado preliminar da seleção de projetos de pesquisa para o ciclo 2021-2022 de Iniciação Científica e Tecnológica.

relação dos trabalhos selecionados, com as respectivas notas atribuídas a cada uma deles, está publicada na Central de Seleção. A classificação dos projetos foi feita a partir das análises dos méritos do projeto e do(s) orientador(es).

No total, foram homologados 109 projetos de pesquisa dos dez campi do IFMS nas áreas de Ciências Exatas e da Terra (30), Ciências Biológicas (3), Engenharias (17), Ciências da Saúde (8), Ciências Agrárias (27), Ciências Sociais Aplicadas (7), Ciências Humanas (9) e Linguística, Letras e Artes (8).

A previsão é que os projetos envolvam 234 estudantes de nível médio e graduação em pesquisas científicas a partir de outubro deste ano.

O resultado final será divulgado na próxima segunda-feira, 20, na Central de Seleção do IFMS.

Bolsas e custeio – O edital disponibilizou 246 bolsas nos valores de R$ 100 para estudantes de cursos técnicos e de R$ 400 para acadêmicos de graduação.

As bolsas serão pagas mensalmente com recursos oriundos do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (Pitec) e de Programas Institucionais de Bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os projetos selecionados podem, ainda, receber apoio financeiro de até R$ 20 mil para custeio. Os recursos são provenientes do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi), e a liberação está condicionada à disponibilidade orçamentária do IFMS.

Projetos de iniciação científica de ensino médio (Pibic-EM) selecionados receberão parcela única de R$ 200. Já projetos de iniciação científica de ensino superior (Pibic, Pibic-AF e Pibiti) receberão R$ 400 de apoio.

O recurso para custeio poderá ser utilizado para aquisição de material de consumo, componentes e/ou peças de reposição de equipamentos, instalação, recuperação e manutenção de equipamentos.

Os projetos devem ser desenvolvidos entre outubro deste ano e outubro de 2022.

Iniciação Científica - Os projetos selecionados e estudantes indicados serão vinculados ao Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica do IFMS (Pitec), nas seguintes categorias:

• Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM);
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic);
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-AF):
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti).

Mais informações sobre o assunto estão disponíveis na página da Pesquisa