Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Edital destina apoio financeiro à Semana de Ciência e Tecnologia

SCT 2021

Edital destina apoio financeiro à Semana de Ciência e Tecnologia

Serão destinados até R$ 38,2 mil para a edição 2021 do evento, que inclui ainda o Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica e o Hachathon do IFMS
por Juliana Aragão publicado: 08/06/2021 08h39 última modificação: 22/09/2021 10h54

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou, no último dia 28, o edital de fomento para a realização da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) 2021, que prevê também apoio financeiro para que sejam realizados o Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Semict) e o Hackathon Multicampi.

Os eventos serão realizados simultaneamente entre os dias 4 e 9 de outubro, de forma remota, com a possibilidade da realização de atividades híbridas (online e presencial). O tema da SCT 2021 é “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovação para o planeta".

Serão destinados até R$ 38,2 mil para a realização dos eventos, sendo R$ 3 mil para cada campus oferecer atividades relacionadas à Semana, R$ 5 mil para que uma unidade organize o Semict e R$ 3,2 mil para que um campus coordene o Hackathon a ser realizado multicampi.

O auxílio será disponibilizado ao coordenador da proposta aprovada e deverá ser utilizado exclusivamente para despesas de custeio, necessárias para a realização das atividades previstas nos planos de trabalho.

Todas as regras do processo seletivo estão disponíveis no edital publicado na Central de Seleção do IFMS.

Submissão - Cada campus poderá submeter apenas uma proposta para a realização da SCT 2021.

O coordenador - docente efetivo do IFMS indicado pela diretoria responsável pela pesquisa no campus - deve preencher o Formulário de Projeto Simplificado (anexo I do edital de abertura),  recolher as assinaturas necessárias, e enviar essa documentação à Coordenação de Pesquisa e Inovação (Copei) do campus até 29 de junho, de acordo com o cronograma retificado do processo seletivo.

O coordenador de Pesquisa e Inovação do campus terá até 1º de julho para anexar o Projeto Simplificado no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) e encaminhá-lo para  Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi).

Cada proposta deverá prever, no mínimo, os seguintes eventos e atividades virtuais ou híbridas:

• Feira de Ciência e Tecnologia - evento no qual estudantes do IFMS e de outras instituições de ensino apresentam os projetos de pesquisa desenvolvidos por eles;
    • Salas Virtuais de Aprendizagem - atividades como palestras, oficinas e cursos, que serão disponibilizadas no hotsite da SCT 2021, e divididas por tema: Pesquisa, Agrárias, Ciência Biológicas, Engenharia, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Aplicadas, Linguística Letras e Artes;
    • Atividades Makers - oficinas com duração de quatro horas para auxiliar os participantes na criação de ideias, desenvolvimento dos protótipos, execução e apresentação dos projetos utilizando-se dos espaços makers instalados nos campi;
    • Encontro de Iniciação Científica - atividade com duração de quatro horas para a apresentação do edital de iniciação científica aos novos estudantes do IFMS e promoção da pesquisa junto à comunidade externa;
    • Congresso Interdisciplinar de Pesquisa, Empreendedorismo e Inovação (Cipei) - mostra de projetos de negócios assessorados pelas unidades locais da Incubadora de Empresas do IFMS - TecnoIF, em parceria com as Empresas Juniores.

O campus que optar por concorrer pela coordenação do Semict 2021 deverá prever na proposta a exposição de pesquisas desenvolvidas por estudantes do ensino superior do IFMS e de outras instituições de ensino, a sala virtual do Seminário, mesas redondas, palestras e espaços temáticos.

No caso do Hackathon Multicampi, maratonas de trabalho com o objetivo de criar soluções específicas para um ou vários desafios ligados ao tema do evento, a proposta deverá prever atividades relacionadas à sensibilização, seleção,  desenvolvimento das atividades e premiação.

As propostas serão avaliadas entre 2 e 6 de julho. A divulgação dos resultados preliminar e final do processo seletivo está prevista para os dias 13 e 19 de julho, respectivamente.

Dúvidas sobre o edital devem ser encaminhadas ao e-mail .

Semana de Ciência e Tecnologia - É realizada pelo IFMS desde 2010, em consonância com Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

O evento, realizado sempre em outubro, oferece uma série de atividades para a divulgação de ações desenvolvidas com estudantes e servidores do Instituto Federal nas áreas do ensino, pesquisa e extensão.

Mais informações e fotos das edições anteriores estão disponíveis na página da Semana de Ciência e Tecnologia.

* Este texto foi modificado às 12h08 de 21/06/2021 para alteração das datas referentes ao cronograma do processo seletivo, de acordo com a retificação publicada no dia 18/06/2021, na Central de Seleção do IFMS.