Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Edital estimula transferência de tecnologia para escolas públicas

IFMaker Educador

Edital estimula transferência de tecnologia para escolas públicas

Serão destinados até R$ 266 mil para o desenvolvimento de materiais didáticos e soluções pedagógicas. Inscrições vão até 4 de outubro
por Vinicius Vieira publicado: 01/09/2021 10h20 última modificação: 01/09/2021 10h20

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) recebe a partir desta quarta-feira, 1º, as inscrições de propostas para o edital IFMaker Educador, que visa estimular o desenvolvimento e a transferência de tecnologias educacionais para escolas públicas de Mato Grosso do Sul.

Segundo a diretora de Empreendedorismo e Inovação do IFMS, Ivilaine Delguingaro, a iniciativa surge para auxiliar escolas públicas na utilização de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem.

"Uma aula de geometria pode funcionar melhor com objetos impressos em impressora 3D. Uma aula de história pode se apropriar de realidade virtual e despertar no aluno maior engajamento e aprendizagem", exemplifica a diretora de Empreendedorismo e Inovação do IFMS, Ivilaine Delguingaro.

"A proposta do edital é utilizar tecnologia em áreas que normalmente não se apropriam destas técnicas. Uma aula de geometria pode funcionar melhor com objetos impressos em impressora 3D. Uma aula de história pode se apropriar de realidade virtual e despertar no aluno maior engajamento e aprendizagem. Uma aula de artes pode usar a caneta 3D", exemplifica.

Para participar do IFMaker Educador, a proposta deve ser apresentada por um professor do IFMS e prever a produção de, no mínimo, um material didático ou solução aplicada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino fundamental ou médio, incluindo a capacitação de professores e estudantes da rede pública.

Além do coordenador, a proposta deve prever a participação de até dois estudantes bolsistas de nível médio e um de nível superior do IFMS. Professores e técnicos-administrativos também podem integrar a equipe como orientadores e colaboradores, respectivamente.

O total dos recursos alocados para o edital é de R$ 266 mil, o que permitirá contemplar até dez projetos com R$ 26.600. Para cada projeto, serão destinados R$ 15 mil para custeio e capital e outros R$ 11.600 para o pagamento de bolsas.

Inscrições – Devem ser feitas no Módulo Pesquisa do Sistema Unificado da Administração Pública (Suap) até o dia 4 de outubro.

O professor coordenador deve dispor de carga horária mínima de cinco e máxima de dez horas semanais para o desenvolvimento do projeto, não estar em licença e nem possuir qualquer pendência junto às direções dos campi e às pró-reitorias de Ensino, Extensão, e Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação.

O envio da proposta deve ser feito conforme modelo disponível no anexo 1 do edital, acompanhado de declaração de intenção de parceria com uma instituição pública de ensino (anexo 3). É necessária ainda a apresentação da declaração de anuência da direção de ensino do campus (anexo 2).

As regras e os requisitos necessários para a indicação de bolsistas constam do item 6.2 do edital de abertura.

Seleção – Será feita por meio da análise documental, de caráter eliminatório, e da avaliação da proposta, de caráter classificatório. A comissão responsável pela avaliação será nomeada pelas pró-reitorias que coordenam a seleção.

Serão considerados cinco critérios, com pessoas diferentes, aos quais serão atribuídas notas de 1 a 5:

• Experiência do professor coordenador (peso 3)
  • Infraestrutura adequada para execução do projeto (peso 1)
  • Viabilidade da execução dos planos de trabalho (peso 3)
  • Aderência à Educação 4.0 (peso 4)
  • Avaliação do impacto social da proposta (peso 2)

Será contemplada, preferencialmente, uma proposta por campus, desde que obtenha a nota mínima de cinco na média ponderada dos critérios avaliados.

A previsão é que o resultado final seja publicado no dia 22 de outubro. Os projetos deverão ser executados entre 1º de novembro deste ano e 31 de outubro de 2022.

Recursos – Cada projeto aprovado será contemplado com R$ 13 mil, que poderão ser usados para a aquisição de materiais de consumo, R$ 2 mil para materiais permanentes, e R$ 11.600 para pagamento de bolsas de pesquisa.

O valor das bolsas será de R$ 2 mil para o coordenador de proposta, em cota única, e de R$ 400 e R$ 200 para estudantes de nível superior e médio, respectivamente, pagas em doze parcelas.

Os recursos são oriundos do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi).