Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Estudantes podem se inscrever para enriquecimento curricular

Ensino

Estudantes podem se inscrever para enriquecimento curricular

Seleção se destina ao 2° semestre de 2021, para os cursos de graduação do IFMS. Inscrições vão até o início de agosto
por Cleyton Lutz publicado: 20/07/2021 15h47 última modificação: 20/07/2021 15h47

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas no processo seletivo para matrícula em unidades curriculares ofertadas em Regime de Enriquecimento Curricular, no segundo semestre letivo deste ano. 

A seleção se destina a matrícula de estudantes regulares (aqueles que mantém vínculo formal com a instituição) em unidades curriculares não pertencentes ao currículo da graduação que cursam; e a matrícula de alunos não regulares (sem vínculo formal com a instituição) em unidades curriculares isoladas na graduação. 

Para a matrícula em unidades curriculares isoladas é necessário que o candidato tenha, no mínimo, o ensino médio concluído e que, preferencialmente, esteja matriculado em instituição de ensino superior. 

Será permitido cursar até três unidades curriculares por semestre, em conformidade com o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos cursos de graduação do IFMS. 

São ofertadas vagas para as unidades curriculares dos cursos superiores de Engenharia Civil, do Campus Campus Aquidauana, Processos Metalúrgicos, do Campus Corumbá, Agronomia e Gestão do Agronegócio, ambos do Campus Ponta Porã.

O edital de abertura está publicado na Central de Seleção

Inscrições – Podem ser feitas até 3 de agosto, na Página do Candidato. É necessário anexar os seguintes documentos digitalizados:

  • Requerimento de matrícula, devidamente preenchido e assinado, no qual deve constar, obrigatoriamente, o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Carteira de Identidade (RG) ou outro documento oficial de identificação com foto, para candidatos brasileiros natos ou naturalizados;
  • Documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar;
  • Declaração de matrícula (para estudantes regulares de curso superior, reconhecido pelo MEC, de outra instituição pública ou privada de ensino);
  • Diploma de curso superior (estudantes não regulares portadores de diploma de curso superior concluído no IFMS ou em outra instituição de ensino, pública ou priva);
  • Histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio, curso equivalente ou certificado de conclusão do ensino médio com base nas notas do Enem (estudante não regular com o ensino médio concluído);
  • Uma foto 3x4 recente.

Aquele que se inscrever em unidade prestada em Regime de Enriquecimento Curricular no campus em que está matriculado deverá enviar apenas o requerimento de matrícula. 

Seleção – Ocorrerá mediante a documentação anexada na inscrição. A análise será realizada pela Direção de Ensino (Diren) ou coordenação dos cursos, considerando a similaridade entre a unidade curricular pretendida e as já cursadas e as áreas de conhecimento da unidade pretendida e do curso superior já concluído. 

A previsão é de que o resultado preliminar seja divulgado em 10 de agosto. Dúvidas podem ser encaminhadas ao correio eletrônico: .