Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Estudantes são destaque em olimpíadas de conhecimento

Estudantes são destaque em olimpíadas de conhecimento

Alunos do Campus Campo Grande conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze em competições nacionais nas áreas de Astronomia e Física
por Juliana Aragão publicado: 11/02/2021 10h44 última modificação: 11/02/2021 10h44

Seis estudantes do Campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) iniciaram 2021 com seus nomes nas listas de premiados em olimpíadas brasileiras de conhecimento. Os alunos conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze em premiações nacionais e estaduais nas áreas de Astronomia e Física.

Thiago Poganski de Souza, 17, aluno do 6º semestre do curso técnico integrado em Mecânica, é um dos medalhistas de ouro da edição 2020 da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), o mesmo resultado obtido em 2019.

"As aulas de Física e de Matemática no IFMS foram as que mais me ajudaram porque a prova envolveu muito raciocínio lógico e cálculos", ressalta Thiago Poganski de Souza, 17, medalhista de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia 2020.

Realizada de forma virtual e com apenas uma etapa, a OBA 2020 reuniu estudantes dos ensinos fundamental e médio de todo o país em provas aplicadas nos dias 12 e 13 de novembro.

"Eram 14 questões de astronomia e seis de astronáutica, todas de múltipla escolha, que deveriam ser respondidas em, no máximo, três horas. As aulas de Física e de Matemática no IFMS foram as que mais me ajudaram porque a prova envolveu muito raciocínio lógico e cálculos", ressalta.

O estudante do IFMS e os outros medalhistas de ouro estão pré-selecionados para a seletiva das Olimpíadas Internacionais de Astronomia 2021, cujas provas online já foram aplicadas. Os selecionados irão compor as equipes brasileiras nas competições internacionais da área.

As informações completas sobre a OBA 2020 estão disponíveis na página do evento.

Preparação - Parte dos alunos do Campus Campo Grande premiados em olimpíadas do conhecimento foi preparada por professores em atividades promovidas com apoio financeiro concedido por meio do edital nº 073/2019, da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi).

"Procuramos apoiar e dar condições para que os alunos possam aprofundar seus conhecimentos. Isso pode acontecer em oficinas, grupos de estudo ou nas permanências", explica a professora de Física, Simone Machado Marques.

"Junto ao interesse dos estudantes em estudar Física, nós como professores, procuramos apoiar e dar condições para que esses alunos possam aprofundar seus conhecimentos. Isso pode acontecer em oficinas, grupos de estudo ou nas permanências", explica a professora de Física, Simone Machado Marques.

Yan Arruda Cunha, 17, estudante do 6° semestre do curso técnico integrado em Eletrotécnica, medalhista de ouro nas premiações estaduais das olimpíadas Brasileira de Física (OBF) e Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), foi um dos participantes das atividades preparatórias.

"O IFMS realizou uma oficina para resolver a avaliação prática da OBFEP durante a Fecintec [Feira de Ciência e Tecnologia de Campo Grande], além de eu ter recebido auxílio e ter realizado as provas antigas junto da professora Simone", relembra.

Atualmente, outros estudantes do Campus Campo Grande estão sendo preparados para competições de conhecimento. Doze alunos foram classificados para a segunda fase da Olimpíada Nacional de Ciências 2020, realizada no mês passado. A unidade tem representante também na terceira etapa da OBF 2020, que ocorrerá no dia 20 de fevereiro.

Estudantes Medalhistas do Campus Campo Grande

Competição Premiação Estudante Medalha
Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) 2020 Nacional Thiago Poganski de Souza Ouro
Olimpíada Brasileira de Física (OBF) 2019* Estadual Yan Arruda Cunha Ouro
Olimpíada Brasileira de Física da Escolas Públicas (OBFEP) 2019** Nacional Igor Vinícius Bais Nunes Prata
Estadual Igor Vinícius Bais Nunes Ouro
Estadual Thiago Poganski de Souza
Estadual Yan Arruda Cunha
Estadual Erick Yuri Sunagawa Kavano Prata
Estadual Horiel Correa Costa Bronze
Estadual Victório Lázaro Rocha de Morais

* Os nomes dos premiados deveriam ter sido divulgados em 2020, porém isso não ocorreu em virtude da pandemia do novo coronavírus.