Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Evento debate mercado dos jogos digitais pós pandemia

Dourados

Evento debate mercado dos jogos digitais pós pandemia

"I Semana Acadêmica de Tecnologia em Jogos Digitais" segue até sexta-feira, 12, com série de palestras virtuais sobre o tema
por Juliana Aragão publicado: 09/03/2021 13h08 última modificação: 11/03/2021 11h03
  • Série de palestras virtuais com profissionais e pesquisadores da área segue até sexta-feira, 12

• Empresários do setor de games em Campo Grande debateram história, cases e perspectiva de mercado

• Abertura do evento foi realizada na noite dessa segunda-feira, 8

O Campus Dourados do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realiza até sexta-feira, 12, a primeira edição da "Semana Acadêmica de Tecnologia em Jogos Digitais". O evento virtual oferece uma série de palestras a estudantes, profissionais e interessados na área.

Com o tema "Histórias e perspectivas para o mercado pós pandemia", a Semana é realizada em parceria com a Aceleradora Inova da Unigran, empresa que busca estimular startups por meio da publicação de editais.

"A quarentena deu a sensação de perda, seja da liberdade, dos amigos, dos familiares, e os jogos digitais e analógicos [vulgo tabuleiros] foram importantes para manter a felicidade e a sanidade das pessoas", ressaltou o coordenador do evento, Rodrigo Devigo.

Para o coordenador do evento e também do curso superior de tecnologia em Jogos Digitais, Rodrigo Devigo, a pandemia ensinou importantes lições para o mercado de jogos. No caso do mobile, por exemplo, o game precisa ser, antes de tudo, divertido.

"O Among Us se mostrou esse candidato perfeito. Simples e divertido, bateu diversos jogos do momento. Isso tudo porque a quarentena deu a sensação de perda, seja da liberdade, dos amigos, dos familiares, e os jogos digitais e analógicos [vulgo tabuleiros] foram importantes para manter a felicidade e a sanidade das pessoas", ressaltou.

A Semana foi aberta nessa segunda-feira, 8, com uma transmissão ao vivo no canal do Campus Dourados. Os palestrantes, empresários do setor de games em Campo Grande, debateram história, cases e perspectiva de mercado.

Programação - Está disponível na página do evento, onde estudantes, profissionais, professores e entusiastas por games podem fazer a inscrição gratuita. Todas as atividades são realizadas no canal do campus, sempre a partir das 19 horas.

Nesta terça-feira, 9, uma mesa-redonda debaterá as perspectivas no mercado de jogos digitais. A partir das 20h30, terá início a palestra "Game design e os caminhos para a indústria internacional".

Jogos sistêmicos e o game áudio como profissão são os temas das palestras de quarta-feira, 10. No dia seguinte, os participantes poderão saber mais sobre como empreender no mercado de jogos e conhecerão a história de um jogador que virou desenvolvedor de Space Engineers, games ambientados no espaço.

O evento termina na sexta-feira, 12, com o relato da experiência do Instituto Federal do Piauí (IFPI) no desenvolvimento de games e no envolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica com a área. Em seguida, uma mesa-redonda debaterá a nova matriz curricular do curso superior de tecnologia em Jogos Digitais,  que está sendo elaborada pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE).

Curso - Oferecido pelo Campus Dourados do IFMS desde 2018, o curso superior de tecnologia em Jogos Digitais é o único da área a ser ofertado na região Centro-Oeste do país.

O coordenador do evento destaca a importância de se proporcionar aos alunos do curso debates com profissionais e pesquisadores da área. "É importante para que eles entendam o mercado atual e criem o networking [rede de contato profissional]. É uma das funções do IFMS estreitar os laços entre a academia e o mercado".

Com duração de três anos, o curso ensina o estudante a criar, projetar e implantar jogos de diversos gêneros para diferentes plataformas. O tecnólogo da área é capaz de criar roteiros, cenários e personagens para games.

A área de atuação inclui agências de publicidade, empresas de desenvolvimento de jogos, instituições de educação e produtoras de websites.

registrado em: , ,