Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Heteroidentificação será realizada de maneira não presencial

Sisu 2021

Heteroidentificação será realizada de maneira não presencial

Candidatos que se autodeclararam pretos e pardos nas inscrições serão convocados para o procedimento de verificação no sábado, 17
por Cleyton Lutz publicado: 15/04/2021 08h26 última modificação: 15/04/2021 08h26

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou na terça-feira, 13, na Central de Seleção, uma retificação sobre a verificação da heteroidentificação, procedimento complementar à autodeclaração dos candidatos pretos e pardos, para os inscritos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). 

Com isso, as bancas de heteroidentificação, que inicialmente seriam realizadas presencialmente, ocorrerão de maneira não presencial. 

“Nas circunstâncias atuais, com recomendações de restrições de deslocamento e buscando evitar aglomerações, optamos pela mudança no procedimento”, explica o diretor de Graduação do IFMS, Rodrigo Cardoso. 

O diretor de Graduação do IFMS, Rodrigo Cardoso, lembra que realizar as verificações no formato presencial implicaria o deslocamento do candidato até o campus onde a vaga é ofertada.

"Tendo em vista a abrangência nacional do processo seletivo e as circunstâncias atuais, com recomendações de restrições de deslocamento e buscando evitar aglomerações, e em consulta à Proex [Pró-Reitoria de Extensão], optamos pela mudança no procedimento”, explica.

Os inscritos que necessitarem de atendimento presencial poderão fazer o agendamento nos telefones disponibilizados no Anexo IX do edital de abertura do processo seletivo.

“Os candidatos não precisarão se deslocar até a instituição para enviar sua documentação, contudo daremos suporte àqueles que porventura não tenham meios para efetuar o envio dos documentos necessários”, conclui Rodrigo. 

Heteroidentificação - Com a última retificação do cronograma, a convocação dos candidatos que se autodeclararam pretos e pardos será feita no sábado, 17, com a verificação online nos dias 18 e 19 de abril.

Os convocados deverão apresentar os seguintes documentos:

  • autodeclaração de preto e pardo, preenchida e assinada (Anexo VIII), disponível na Central de Seleção;
  • fotografia frontal, tirada a um metro e meio de distância do candidato, que deve estar sentado com as mãos abertas sobre os joelhos, sem maquiagem, óculos escuros, chapéu, boné ou gorro, ou ainda filtros de edição. O ambiente precisa estar bem iluminado e com o fundo branco. A foto deve ser salva no formato JPEG.

O envio da documentação deverá ser feita por meio do Sistema de Matrículas do IFMS. As instruções serão detalhadas nos editais de convocação.

Para inscritos como beneficiários de ação afirmativa voltada à população indígena, o envio da documentação deverá ser feito pelo mesmo sistema. 

Dúvidas sobre o processo seletivo podem ser encaminhadas ao e-mail 

Outras datas importantes - A primeira chamada do processo seletivo será divulgada nesta sexta-feira, 16, na página do Sisu. No dia seguinte, a lista dos convocados será publicada também na Central de Seleção do IFMS.

A matrícula dos convocados em primeira chamada deverá se feita de forma online entre os dias 18 e 23 de abril.

O IFMS ofertou mil vagas em 16 opções de cursos de graduação - entre superiores de tecnologia, bacharelados e licenciaturas - nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. O ingresso está previsto para o segundo semestre letivo deste ano.