Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > I Seminário de Pós-Graduação reúne mais de 180 trabalhos

SemPog

I Seminário de Pós-Graduação reúne mais de 180 trabalhos

Evento será realizado virtualmente a partir desta terça-feira, 9, e segue até o dia 12. Cerimônia de abertura terá início às 18 horas
por Juliana Aragão publicado: 09/11/2021 10h13 última modificação: 09/11/2021 10h13

Tem início nesta terça-feira, 9, o I Seminário de Pós-Graduação (SemPog) do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), evento que visa proporcionar a troca de experiências entre os participantes e dar maior visibilidade aos trabalhos científicos desenvolvidos em programas de pós-graduação do estado.

O evento será realizado de forma virtual até sexta-feira, 12, e terá como tema “Espaços de experiências e horizontes de expectativas: cenários e trajetórias de pesquisas no âmbito da pós-graduação em MS”.

O SemPog será aberto a partir das 18 horas (horário de Mato Grosso do Sul), em uma transmissão ao vivo pelo canal do IFMS no Youtube. A palestra de abertura é do presidente do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Forpog) e pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), André Romero.

"Recebemos resumos dos dez campi do IFMS, de várias instituições do Brasil e até de proponentes estrangeiros, o que demonstra a necessidade de um evento que reúna e unifique em um grande seminário as instituições de pós-graduação de Mato Grosso do Sul", ressalta o diretor de Pós-Graduação do IFMS, Geovano Chaves.

Os 182 trabalhos inscritos no evento serão apresentados a partir desta quarta-feira, 10, em salas virtuais.

"O SemPog recebeu resumos para comunicações coordenadas dos dez campi do IFMS, de várias instituições do Brasil e até de proponentes estrangeiros, o que demonstra a necessidade de um evento que reúna e unifique em um grande seminário as instituições de pós-graduação de MS", ressalta o diretor de Pós-Graduação do IFMS, Geovano Chaves.

Os trabalhos inscritos estão dividos em 17 mesas temáticas. São elas:

• A educação em interface com a colonialidade do ser, saber, poder: Culturas, Linguagens, Arquiteturas e Cidades
  • Do presencial ao virtual: Perspectiva docente-aprendiz diante das tecnologias educacionais
  • Educação Sanitária
  • Educação para as Relações Étnico-raciais: Desafios e perspectivas
  • Cinema, Fotografia e estudos da imagem como objeto de pesquisa: O que nós vemos e o que nos olha?
  • Educação, Trabalho e Politecnia: uma perspectiva para a formação humana integral
  • Fazeres etnográficos em tempos de incertezas
  • Professores de Letras: pesquisas acadêmicas em linguística e literatura - interfaces na educação
  • Produtos Educacionais para a Educação Profissional e Tecnológica
  • Ensino de Ciências a partir da perspectiva da Teoria da Objetivação
  • Interface dos estudos linguísticos e literários: pesquisas, experiências e saberes aplicados em diferentes perspectivas.
  • Educação Geral, Direitos Humanos e Diversidade no Ambiente Escolar
  • O ensino da Arte no Ensino Médio – desafios da BNCC
  • Gestão e Negócios
  • Experiências inovadoras em Educação Profissional, Científica e Tecnológica
  • Práticas para a inclusão na Educação Profissional e Tecnológica
  • “Onde fala a bala, cala a fala”? Trajetórias, histórias, experiências e resistências no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Além dos apresentadores e coordenadores das mesas temáticas, poderão acompanhar as apresentações nas salas virtuais pessoas convidadas pelos autores dos trabalhos.

O encerramento do evento ocorrerá na sexta-feira, 12, a partir das 17 horas, também no canal do IFMS no Youtube, com a palestra da diretora de Pós-Graduação do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Ana Cláudia Ribeiro de Souza.

A programação completa do evento e o caderno de resumo dos trabalhos que serão apresentados estão disponíveis na página do SemPog.

Em caso de dúvidas ou para obter mais informações, o contato com a organização do seminário deve ser feito pelo e-mail .