Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > IFMS destina R$ 320 mil para projetos de extensão

IFMS destina R$ 320 mil para projetos de extensão

Serão selecionados até 40 projetos de extensão que receberão auxílio financeiro para custeio das atividades previstas e concessão de até 120 bolsas para estudantes
por Osvaldo Sato publicado: 05/04/2021 11h53 última modificação: 05/04/2021 11h53

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou na quinta-feira, 1º, o edital de seleção de projetos de extensão, com concessão de auxílio para custeio das atividades e bolsas para estudantes envolvidos.

Serão selecionados até 40 projetos, que terão fomento de até R$ 320 mil, sendo R$ 40 mil para auxílio financeiro pelo Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do IFMS (PIEPI); e R$ 280 mil para concessão de bolsas pelo Programa de Bolsas e Auxílios para Ações de Extensão do IFMS (PIBAEX).

O edital nº 28/2021 está publicado na Central de Seleção do IFMS.

As propostas devem ter a comunidade externa como público-alvo principal, envolver estudantes dos cursos de nível médio e/ou superior como bolsistas ou voluntários e estar inseridas em uma das áreas temáticas e linhas de extensão estabelecidas pela Política de Extensão do IFMS.

Serão selecionados até 10 projetos de curta duração, a serem desenvolvidos de  julho a dezembro; e até 30 projetos de média duração, a serem desenvolvidos de julho a junho de 2021.

Submissão - Deve ser feita pelo coordenador da proposta pelo Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj), no período de 12 de abril a 9 de maio.

O coordenador deve ser servidor efetivo do quadro de pessoal do IFMS. Caso o proponente seja técnico-administrativo, deve incluir pelo menos um docente na equipe do projeto.

No ato da submissão, o proponente deve ficar atento aos critérios de avaliação e anexar os documentos necessários, como a declaração de disponibilidade de carga horária semanal, cronograma de atividades, entre outros.

Resultados - No dia 11 de maio será divulgada a relação de propostas enquadradas dentro dos critérios estabelecidos por este edital. A divulgação da homologação final das inscrições deferidas está prevista para 17 de maio.

As propostas deferidas então serão avaliadas, em seu mérito, por uma equipe de avaliadores. O resultado preliminar está previsto para 27 de maio e o resultado final para 3 de junho

Recursos - Cada projeto selecionado deve receber auxílio financeiro de até R$ 1.500 reais para subsidiar o desenvolvimento das atividades previstas.

Os auxílios financeiros serão concedidos em parcela única diretamente na conta corrente dos coordenadores, considerando a disponibilidade financeira do IFMS.

Cada projeto pode pleitear, ainda, até três bolsas de extensão para os estudantes envolvidos, pagas mensalmente, pelo período de seis meses para os de curta duração; e por 12 meses para os de média duração.

Os valores das bolsas de extensão concedidas a estudantes são de R$ 200,00 (nível médio) e de R$ 400,00 (graduação). Estudantes de pós-graduação também poderão ser indicados como bolsistas no nível superior.

Além de coordenador e bolsistas, os projetos submetidos podem prever a participação voluntária de outros servidores, estudantes ou convidados externos.