Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > IFMS firma parceria com Instituto Direito na Escola

IFMS firma parceria com Instituto Direito na Escola

Acordo de cooperação técnica irá possibilitar a oferta de cursos e palestras na área do Direito, visando a formação de estudantes e da comunidade externa. Lançamento ocorre nesta sexta, 24
por Osvaldo Sato publicado: 24/09/2021 11h37 última modificação: 24/09/2021 11h37

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) firmou acordo de cooperação técnica com o Instituto Direito na Escola, que prevê a oferta de cursos, formação e palestras em assuntos relacionados à área do Direito.

A parceria será lançada em uma transmissão ao vivo nesta sexta-feira, 14, que poderá ser acompanhada pelo canal da instituição no Youtube. O evento começa às 14 horas e terá participação da reitora do IFMS, Elaine Cassiano, e do presidente do Direito na Escola, Lucas Andrade, além de outros convidados.

Segundo o diretor de relações institucionais do Instituto Federal, Robson Arguelho, a parceria propõe uma forma de trazer conhecimentos jurídicos para a formação dos estudantes e de toda a comunidade.

“A proposta da parceria é promover a cidadania por meio da educação em direitos, incentivando e valorizando a democracia, promovendo os processos de transformação política e social, conhecendo o ideal de estado democrático e de direito”, destaca.

Além disso, o diretor ressalta que a parceria contribui para a formação ofertada pela instituição. “Promove e fortalece as políticas de ensino, pesquisa e extensão do IFMS, com vistas à permanência, êxito e formação cidadã, crítica e humanista, conforme a lei de criação dos Institutos propõe”, complementa.

Planos de trabalho – O primeiro plano de trabalho consiste na oferta de curso na modalidade de ensino a distância, com 40 horas/aula. O objetivo é propiciar a formação integral, crítica, humana e cidadã dos estudantes do Instituto Federal.

O curso deve abordar temas como teoria geral do estado, direito constitucional, direito civil, direito do consumidor, direito ambiental, direito do trabalho, direitos humanos e direito empresarial, entre outros.

O segundo plano de trabalho deve resultar em um ciclo de palestras, desta vez voltado para o público em geral. As palestras irão abordar temas como:

• direito e Enem;
  • violência contra a mulher;
  • racismo;
  • direitos e povos indígenas;
  • direito e meio ambiente;
  • direito, bullying e cyberbullying; e
  • direito e acesso à justiça.

Já o terceiro plano de trabalho envolve a formação de membros que atuarão no Programa Direito na Escola. O público-alvo são professores das redes pública e privada e também profissionais da advocacia.

Para isso, um curso de 40 horas/aula deve ser ofertado, contemplando temas interdisciplinares, como direito, educação e comunicação.