Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > IFMS inicia oferta de cursos off-line no Centro Penal da Gameleira

Inclusão Social

IFMS inicia oferta de cursos off-line no Centro Penal da Gameleira

Reeducandos do regime fechado, em Campo Grande, poderão fazer cursos de Francês Básico e Comunicação para Vendas
por Vinicius Vieira publicado: 10/11/2021 11h56 última modificação: 10/11/2021 11h56

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul deu início, neste mês, à primeira oferta de cursos livres off-line, destinada a reeducandos do regime fechado no Centro Penal Agro-Industrial da Gameleira, em Campo Grande.

Os cursos disponibilizados são de Francês Básico e Comunicação para Vendas, ambos com carga horária de 30h. O material foi disponibilizado em formato arquivos, vídeos e atividades, sem que haja necessidade de acesso à internet.

“Ter acesso a cursos gratuitos e de qualidade, com certificação, poderá enriquecer o currículo do reeducando, que passa a ter mais oportunidades ao ser reintegrado à sociedade", ressalta Marcio Amorim, diretor do Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância do IFMS.

“A escolha dos cursos foi feita após consulta aos internos da unidade penal. A oferta é de cursos livres, em que não há a necessidade de tutoria, o que permite que eles sejam off-line”, explica o diretor do Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância do IFMS, Marcio Amorim.

A expectativa é atender 580 reeducandos, com a oferta dos cursos para grupos de 50 alunos a cada 15 dias. A previsão é que, a cada mês, 100 internos sejam certificados e a oferta seja concluída nos próximos seis meses.

“Ter acesso a cursos gratuitos e de qualidade, com certificação, poderá enriquecer o currículo do reeducando, que passa a ter mais oportunidades ao ser reintegrado à sociedade. Além disso, a partir dessa oferta, ele terá uma remissão em sua pena”, ressalta Marcio.

Segundo o diretor, oito novos cursos livres serão ofertados em 2022 na Gameleira, além de dois cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), cuja carga horária é de 160h.

Mais informações sobre cursos livres estão disponíveis na página da educação a distância.