Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > IFMS participa de evento nacional sobre educação profissional

Setec/MEC

IFMS participa de evento nacional sobre educação profissional

Serão apresentados oito trabalhos durante a Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, que ocorrerá em Brasília, a partir desta quinta-feira, 23
por Juliana Aragão publicado: 21/09/2021 13h26 última modificação: 27/09/2021 07h56

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) é um dos participantes da I Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, evento organizado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC).

O evento será realizado, presencialmente, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília (DF), a partir das 14 horas (horário de Brasília) desta quinta-feira, 23, e segue até sábado, 25.

Com o tema “Educação Profissional e Tecnológica: um caminho para o futuro”, a Semana marca os 112 anos do ensino profissional no Brasil. Na programação, está prevista a entrega de um pacote de ações para o fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica, dentro do programa Novos Caminhos.

“Poder mostrar a produção científica do IFMS em um evento nacional é de extrema relevância pois dá visibilidade ao trabalho desenvolvido pela instituição”, destaca o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Felipe Fernandes.

O IFMS será representado pela reitora, Elaine Cassiano, e pelos pró-reitores das áreas de Pesquisa, Ensino e Extensão.

“Poder mostrar a produção científica do IFMS em um evento nacional é de extrema relevância pois dá visibilidade ao trabalho desenvolvido pela instituição. Além disso, evidencia a importância da formação dos nossos estudantes por meio do ensino, pesquisa, extensão e inovação”, destaca o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Felipe Fernandes.

Exposição - Durante os três dias do evento, o público poderá conferir a Exposição da Educação Profissional e Tecnológica, com mais de 100 projetos desenvolvidos por instituições que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e os Sistemas Nacionais de Aprendizagem.

O IFMS participará da exposição com oito projetos, que serão apresentados pelos estudantes envolvidos com as pesquisas e seus respectivos orientadores. Os alunos participantes receberão auxílios para a participação no evento, que foram viabilizados pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

Os trabalhos são de diferentes áreas do conhecimento e demonstram a versatilidade da educação profissional e tecnológica.

“São projetos inovadores que foram premiados em eventos locais e nacionais, representam a produção científica dos nossos campi e possuem aplicabilidade, com protótipos e aplicativos. E a maioria recebeu fomento institucional, o que demonstra maturidade de nossos professores e estudantes no desenvolvimento de pesquisas”, pontuou Felipe.

Mais informações sobre a I Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica estão disponíveis na página do evento.

Conheça os projetos do IFMS que serão apresentados:

Sistema de rastreamento solar utilizando sistema de posicionamento global
Campus Três Lagoas
Pesquisadores: Diogo Ramalho de Oliveira e Nair Rodrigues de Souza
Estudantes: Sarah Monique Nunes Domingos Dias e Thaina Rodrigues Diez da Paz

Uso de dispositivo de baixo custo para obtenção de dados de condutividade elétrica
Campus Nova Andradina
Pesquisadores: Grazieli Suszek e Wesley Tessaro Andrade
Estudante: Alisson Geraldo Alves Ferreira e Walter Pratos Freire Decleva

AirAngel no IFMS
Campus Campo Grande
Professores: Claudia Santos Fernandes e Matheus Piazzalunga Neivock
Estudante: Maria Cristina Abrão Velasquez da Silva

Elaboração de protótipo de hidroponia NFT de baixo custo
Campus Naviraí
Professor: Daniel Zimmermann Mesquita
Estudantes: Otávio Gonçalves Camargo, Gabriel Pires Vieira

Guaruak: uma aplicação web para tradução de línguas indígenas
Campus Dourados
Pesquisadores: Carmem Silvia Moretzsohn Rocha, Karina Kristiane Vicelli e Evandro Luís Souza Falleiros
Estudantes: Andressa Camargo Rocha, Isaias Valerio Avila e Libni Alvarenga Vasques

Resíduo descartado pela siderúrgica de Corumbá-MS como potencial para reaproveitamento na construção civil
Campus Corumbá
Pesquisadores: Robson Fleming Ribeiro e Felipe Fernandes
Estudantes: Thierry Oliveira Candido e Ronaldo Roca Flores

Sistema sustentável e inédito para a piscicultura pantaneira: criação de peixes em sistema de recirculação com novas tecnologias
Campus Coxim
Pesquisador: Odair Diemer
Estudantes: Rafael Santini Ferreira e Victor Corgozinho Ribeiro

GREAT - Group of Robotics and EducAtion Technologies
Campus Aquidauana
Pesquisador: Leandro de Jesus e Márcia Cristaldo
Estudantes: Juliano Bandeira de Melo e Fernando Ribeiro Ayach

* Texto alterado às 7h56, de 27/09/2021, para a inclusão do nome da professora Carmem Silvia Moretzsohn Rocha na equipe do projeto "Guaruak: uma aplicação web para tradução de línguas indígenas", do Campus Dourados.