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Seleção IFMS 2022

Iniciação Científica abre portas para alunos do técnico integrado

Por meio de projetos de pesquisa, estudantes do Instituto Federal têm contato com o universo científico já no ensino médio, com bolsas e participação em eventos
por Cleyton Lutz publicado: 27/09/2021 08h57 última modificação: 27/09/2021 09h01

Um dos diferenciais do ensino técnico integrado do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) – que oferece a formação técnica de maneira articulada ao ensino médio – é a possibilidade de que o estudante tenha contato com a pesquisa científica mais cedo do que o habitual, desde o ensino médio. 

Por meio do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (Pitec), o aluno tanto do ensino integrado quanto da graduação pode desenvolver competências e habilidades em atividades de pesquisa, seja como bolsista ou voluntário. 

O Ciclo 2020-21 da Iniciação Científica e Tecnológica (ICT) envolveu 403 estudantes de todos os níveis, sendo 222 deles  bolsistas, que participaram de mais de 170 projetos de pesquisa. Foram 34 projetos premiados nas feiras do Instituto Federal (promovidas nos dez campi), Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec-MS) e Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). 

"O desenvolvimento das pesquisas junto aos estudantes, por meio da iniciação científica, propicia a formação de cidadãos que olhem para a sociedade a partir do embasamento científico”, pontua o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFMS, Felipe Oliveira.

No ensino médio, a instituição possui o Pibic-EM, com bolsas de iniciação científica no valor mensal de R$ 100 destinadas a estudantes do ensino integrado, com recursos próprios e também do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). No processo seletivo para o último ciclo ICT foram ofertadas 164 bolsas a alunos do ensino técnico integrado. 

O pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Felipe Oliveira, explica que a ICT possibilita aos estudantes o aprimoramento de habilidades e conhecimentos metodológicos aplicados à resolução de problemas da ciência básica e aplicada. 

“O desenvolvimento das pesquisas junto aos estudantes, por meio da iniciação científica, propicia a formação de cidadãos que olhem para a sociedade a partir do embasamento científico”.

Experiências – A participação em projeto de ICT no ensino médio, seja como bolsista ou voluntário, tende a abrir portas para a graduação e o prosseguimento no universo científico no ensino superior. Exemplos disso não faltam. 

Flávio Queiroz, 22, está no 8° semestre do curso de Engenharia em Automação Industrial do Campus Três Lagoas. Durante o ensino integrado, quando cursou técnico em Eletrotécnica na unidade, ele participou da ICT durante dois anos como voluntário. 

Com trabalhos voltados à automação residencial de baixo custo – a partir da utilização da plataforma de prototipagem Arduíno integrado ao computador de placa única Raspberry Pi – ele apresentou suas pesquisas na feira dos campus e eventos de outras instituições, tendo ido até Portugal para um congresso internacional.

Perto de concluir a graduação, Flávio participa, atualmente, do  terceiro ciclo da ICT seguido com o projeto “Controladores robustos para motor de indução trifásico com carga variável”. 

“Descobri que gostava muito da área acadêmica pelo contato com os professores e com a pesquisa em si. Assim desde o ensino médio já fui condicionando meus estudos com base nisso, o que me proporcionou diversas oportunidades como participação em congressos e feiras científicas e o desenvolvimento de projetos”, comenta. 

Flávio IFMS

Flávio apresentou seu trabalho em um congresso realizado em Portugal - Foto: Acervo Pessoal

Caso parecido é o de Blendha Vilalva, 21, acadêmica do 6° semestre da graduação de Redes de Computadores, do Campus Aquidauana, que também formou-se técnica em Informática pela unidade. A experiência como voluntária em projetos de pesquisa no ensino médio, que tratavam de diversos temas, indicou possíveis caminhos a ela.

“Se hoje estou atuando na área de tecnologia é por conta das portas que o Instituto Federal me abriu. A iniciação científica, em especial, foi onde pude me dedicar a complementar os conhecimentos oferecidos pelo curso”, destaca Blendha Vilalva, acadêmica de Redes de Computadores.

“No ensino médio técnico tive uma matéria que foi crucial para minha escolha da graduação, que foi Redes de Computadores. Gostei muito de entender como funciona e quando abriu o curso de graduação não pensei duas vezes. Se hoje estou atuando na área de tecnologia é por conta das portas que o Instituto Federal me abriu. A iniciação científica, em especial, foi onde pude me dedicar a complementar os conhecimentos oferecidos pelo curso”, destaca Blendha. 

Com a previsão de terminar o curso ao final do ano, ela agora trabalha em dois projetos: “Desenvolvimento de leitor RFID para controle patrimonial utilizando Arduíno” e “Método computacional para extração de características físicas de EPI's”. O primeiro deles, desenvolvimento como trabalho de conclusão de curso de curso, também foi contemplado com bolsa na ICT. 

Blendha IFMS

Blendha, à direita, apresentou seu trabalho na Feira de Ciência e Tecnologia de Aquidauana (Feciaq) - Foto: Acervo Pessoal

Dentro da pesquisa, as possibilidades oferecidas pela instituição também podem se conectar com a inovação e extensão tecnológica. Jaffer Campos, 19, está no 4° semestre de Agronomia no Campus Naviraí. Egresso do curso técnico integrado em Agricultura da unidade, participou de três ciclos da ICT, sendo bolsista no último deles, com trabalhos sobre diferentes culturas como milho e feijão. 

“O Instituto Federal incentiva a pesquisa e inovação. Aqui temos liberdade para colocar ideias em prática, ir a campo e implantar as inovações propostas, o que facilita muito nossa atuação”, destaca Jaffer Campos, acadêmico de Agronomia em Naviraí.

Agora na graduação, ele é bolsista pela segunda vez do edital Pesquisa Aplicada e Extensão Tecnológica, voltado ao desenvolvimento de produtos, processos e serviços e a transferência de tecnologia com o setor produtivo. 

Com um trabalho intitulado “Utilização de veículo aéreo não tripulado para aplicação de NDVI em diferentes dosagens de nitrogênio na cultura do milho”, Jaffer ressalta o que pesou em sua escolha, tanto por permanecer na instituição quanto para seguir participando de atividades de pesquisa. 

“Escolhi ingressar no ensino superior e prosseguir nos projetos porque foi uma área que me identifiquei. Além disso, o Instituto Federal incentiva a pesquisa e inovação. Aqui temos liberdade para colocar ideias em prática, ir a campo e implantar as inovações propostas, o que facilita muito nossa atuação”. 

Jaffer IFMS

Trabalho de Jaffer analisa uso de drones para aplicação de nitrogênio na cultura do milho - Foto: Acervo Pessoal

Seleção 2022 – As inscrições no processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos integrados do IFMS são gratuitas e seguem abertas até 6 de outubro. Os interessados devem acessar a Página do Candidato da Central de Seleção.

São 1.440 vagas são distribuídas nos dez campi do IFMS, localizados nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. 

São oferecidas 11 opções de cursos técnicos integrados: Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Aquicultura, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia. 

A seleção será feita por meio de análise das notas/conceitos obtidos pelos candidatos nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia, no 7º ano do ensino fundamental. O edital com todas as regras do processo seletivo está publicado na Central de Seleção.

As informações deste certame estão ainda compiladas no hotsite da Seleção IFMS 2022, e podem ser conferidas também em áudio, no podcast sobre o processo seletivo.

Vagas ofertadas para 2022

Campus Curso Turno Vagas
Aquidauana Técnico em Edificações Matutino 40
Vespertino 40
Técnico em Informática Matutino 40
Vespertino 40
Campo Grande Técnico em Eletrotécnica Matutino 40
Técnico em Informática Matutino 40
Técnico em Mecânica Matutino 80
Corumbá Técnico em Informática Matutino 40
Técnico em Metalurgia Vespertino 40
Coxim Técnico em Alimentos Vespertino 40
Técnico em Aquicultura Vespertino 40
Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Vespertino 80
Dourados Técnico em Informática para Internet Matutino 80
Vespertino 80
Jardim Técnico em Edificações Matutino 40
Técnico em Informática Matutino 40
Naviraí Técnico em Informática para Internet Matutino 80
Técnico em Agricultura Matutino 80
Nova Andradina Técnico em Agropecuária Matutino e Vespertino 80
Técnico em Informática Vespertino 80
Ponta Porã Técnico em Agricultura Matutino 40
Vespertino 40
Técnico em Informática Matutino 40
Vespertino 40
Três Lagoas Técnico em Informática Matutino 40
Vespertino 40
Técnico em Eletrotécnica Matutino 40
Vespertino 40