Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Iniciada entrega dos kits de alimentação escolar

Iniciada entrega dos kits de alimentação escolar

Cerca de 900 estudantes foram contemplados por meio de editais de seleção. Kits têm itens da cesta básica e produtos hortifrutigranjeiros
por Osvaldo Sato publicado: 22/12/2021 08h50 última modificação: 02/02/2022 10h53
  • Kits de alimentação escolar são entregues a estudantes de cursos técnicos e graduação

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) iniciou, neste mês de dezembro, a distribuição dos kits de alimentação escolar destinados aos estudantes por meio de editais publicados neste ano.

O benefício foi ofertado em caráter excepcional, durante o período de atividades não presenciais, decorrentes da pandemia do novo coronavírus, e adquirido com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A seleção dos estudantes de cursos técnicos integrados foi regida pelo edital n° 062/2021; já para os acadêmicos dos cursos de graduação, o processo seletivo foi feito pelo edital n° 064/2021.

“O kit é uma solução que visa a concessão imediata de alimentos para contribuir com a segurança alimentar e nutricional dos estudantes, assim como para apoiar a permanência e o êxito de nossos alunos mais vulneráveis”, destacou a diretora de Assuntos Estudantis, Juliana Miguel.

Para a aquisição dos produtos que compõem os kits foram utilizados R$ 426.896,20, oriundos do PNAE, além de R$ 31.200,00 provenientes dos recursos de custeio dos campi.

A diretora de Assuntos Estudantis, Juliana Miguel, ressalta que os kits contribuem para a segurança alimentar dos estudantes do IFMS.

“O kit é uma solução que visa a concessão imediata de alimentos para contribuir com a segurança alimentar e nutricional dos estudantes, em especial em tempos de crise econômica e sanitária, assim como para apoiar a permanência e o êxito de nossos alunos mais vulneráveis”.

Entregas - Foram iniciadas no dia 14 de dezembro, em Naviraí, seguido em Ponta Porã (15 a 17/12) e Jardim (17/12).

No período compreendido entre os dias 20 e 22 de dezembro, estão previstas as entregas em Aquidauana, Coxim, Dourados, Nova Andradina e Três Lagoas (ver tabela ao final do texto).

No Campus Campo Grande, a previsão é que os kits sejam entregues em janeiro de 2022.

Até o momento, 789 estudantes de cursos técnicos e de graduação receberam o kit de alimentação escolar. A previsão é que até janeiro, 890 estudantes recebam o benefício.

Alguns campi fizeram a entrega em parcela única, enquanto outros optaram por parcelar em até quatro kits.

“Cada campus tem autonomia para ofertar um ou mais kits, considerando os preços dos produtos nos mercados locais e, dessa forma, o estudante beneficiado pode receber de um a quatro kits durante o semestre letivo”.

Alimentação Escolar - A concessão do kit de alimentação escolar foi proposto pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen), por meio da Diretoria de Assuntos Estudantis (Dirae).

A operacionalização dos processos de compra foi coordenada pela Pró-Reitoria de Administração (Proad) e pelas equipes das direções de Administração dos campi. A distribuição aos estudantes beneficiados é conduzida pelas comissões locais de alimentação escolar em cada unidade.

Em 2021, pelo segundo ano consecutivo e de forma inédita, o IFMS consegue utilizar 100% de todo o recurso disponibilizado pelo PNAE destinado à instituição.

Quadro de datas e locais de entrega dos kits

Campus Data/Horário* Local
Aquidauana 22/12/21
8 às 18h
Rua José Tadao Arima, 222, Bairro Ycaraí
Campo Grande 12 a 14/01/22
8 às 12h e 13h30 às 16h
Rua Taquari, 831, Bairro Santo Antônio
Corumbá 15 a 17/12/2021 Campus do IFMS
Rua Pedro de Medeiros, Popular Velha
Coxim 20 e 21/12/21 Campus do IFMS
Av. Salime Tanure, s/nº, Bairro Santa Teresa
Dourados 22/12/21
8 às 12h e 14 às 16h (Informática)
17h30 às 19h30 (Administração)
Rua Filinto Muller, 1.790, Jardim Canaã I
Jardim 17/12/21 Campus do IFMS
Rodovia BR-060, s/nº
Naviraí 14 e 15/12/21 Sede do Campus: Rua Hilda, 203, Bairro Boa Vista, Naviraí-MS
Nova Andradina 21 e 22/12/21
22 e 23/02/22
22 e 23/03/22
Av. Rosilene Lima Oliveira, 64 - Jardim Universitário
Ponta Porã 15 a 17/12/2021 Entrega em domicílio
Três Lagoas 20 e 21/12/21
24 e 25/01/22
Rua Ângelo Melão, 790, Jardim das Paineiras

* Alguns campi não informaram o horário da entrega.