Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Inscrição para Ciclo de Palestra da Consciência Negra vai até dia 26

Inscrição para Ciclo de Palestra da Consciência Negra vai até dia 26

Evento organizado pelo Campus Ponta Porã será virtual. Estão previstas cinco palestras entre agosto e novembro deste ano
por Vinicius Vieira publicado: 19/08/2021 08h58 última modificação: 19/08/2021 08h58

O Campus Ponta Porã do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) recebe até a próxima quinta-feira, 26, as inscrições para o 1° Ciclo de Palestras da Consciência Negra (Coneg). O evento será realizado online entre agosto e novembro deste ano.

As inscrições são gratuitas e acontecem pela internet. Podem participar professores, estudantes, populações quilombolas e movimentos sociais.

Segundo o coordenador do evento, professor João Batista Alves de Souza, o ciclo de palestras será um momento de preparação e reflexão da comunidade sobre a temática que será abordada durante a Semana da Consciência Negra, prevista para novembro.

“Embora a legislação tenha estabelecido nas diretrizes e base da educação, a inclusão, no currículo oficial dos estabelecimentos de ensino, a obrigatoriedade do estudo da 'História e Cultura Afro-brasileira e Indígena', sabemos que essas temáticas ainda não ocupam espaços nos conteúdos abordados durante o ano letivo”, afirma João Batista, coordenador do evento

“O ciclo proporcionará maior visibilidade para a temática que será abordada na semana da Consciência Negra. Na culminância do projeto, [em novembro] além das palestras com representantes das comunidades quilombolas e da subsecretaria da igualdade racial do MS, haverá apresentações culturais transmitidas online”, diz.

A programação do Coneg prevê a realização de cinco palestras, entre 27 de agosto e 19 de novembro, que irão abordar temas como literatura negra para crianças e jovens, feminismo negro, produção científica sobre estudos raciais nos Institutos Federais, entre outros.

Entre os palestrantes convidados estão integrantes dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) dos campi Ponta Porã, Corumbá, Três Lagoas, Dourados e Jardim, pesquisadores do tema e representantes das comunidades quilombolas e do poder público.

Para João Batista, a discussão sobre a resistência do povo negro no ambiente escolar, com envolvimento e professores e alunos do IFMS, é uma oportunidade que estudantes terão para aprofundar a formação em história e cultura afro-brasileiras.

“Embora a legislação tenha estabelecido nas diretrizes e base da educação, a inclusão, no currículo oficial dos estabelecimentos de ensino, a obrigatoriedade do estudo da 'História e Cultura Afro-brasileira e Indígena', sabemos que essas temáticas ainda não ocupam espaços nos conteúdos abordados durante o ano letivo”, avalia.

Todas as palestras poderão ser acompanhadas pelo canal do Campus Ponta Porã no YouTube. A programação do evento e a relação dos palestrantes estão disponíveis na página do Coneg