Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Inscrições de projetos de pesquisa aplicada terminam no domingo

PAET

Inscrições de projetos de pesquisa aplicada terminam no domingo

Submissão de proposta deve ser feita pelo docente coordenador do projeto. Lista de inscritos será divulgada no dia 29 de junho
por Vinicius Vieira publicado: 22/06/2021 08h08 última modificação: 22/06/2021 08h08

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) recebe até domingo, 27, as inscrições para a seleção de projetos de Pesquisa Aplicada e Extensão Tecnológica (Paet). As propostas devem ser submetidas pelo docente coordenador do projeto por meio do módulo Pesquisa do Sistema Unificado da Administração Pública (Suap).

Os projetos devem prever o desenvolvimento e a aplicação de novos dispositivos, instrumentos, ferramentas, produtos, processos ou serviços tecnológicos de impacto econômico e/ou socioambiental, visando a solução de problemas reais do setor produtivo e da sociedade.

Cada proposta deve conter, no mínimo, um estudante bolsista. É necessário inserir os planos de trabalho, ações e atividades a serem desenvolvidas por todos os participantes da equipe técnica, que precisam estar cadastrados na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Na submissão também devem constar os termos de aceite dos bolsistas e de anuência do campus, além de uma apresentação em vídeo (pitch) e a necessidade de aquisição de materiais de custeio.

Áreas prioritárias - As propostas devem estar inseridas nas áreas de tecnologias prioritárias definidas pela Portaria n° 1.122, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC): estratégicas, habilitadoras, de produção, para o desenvolvimento sustentável, e para a qualidade de vida.

Os projetos inscritos deverão ser desenvolvidos em cooperação com instituições parceiras, que poderão ser empresas e fundações, públicas ou privadas, além de associações e cooperativas que tenham um problema real que demande uma solução tecnológica.

O valor destinado pelo IFMS para o desenvolvimento e execução dos projetos é de R$ 128 mil. Os recursos serão destinados exclusivamente ao financiamento de bolsas para estudantes e coordenadores.

Seleção - Será feita com base no mérito, levando-se em conta critérios como a real possibilidade de introdução da solução desenvolvida no mercado, aspectos inovadores, impacto econômico e social na cadeia produtiva, entre outros.

Também são critérios de seleção a contribuição do projeto para as ações de empreendedorismo e inovação no IFMS. Para isso, será considerada a apresentação, no ato de inscrição, do formulário de prospecção tecnológica e do formulário TRL (Nível de Prontidão Tecnológica, na sigla em inglês).

De acordo com o cronograma retificado do edital, a lista provisória das inscrições deferidas será divulgada no dia 29 de junho, e a homologação está prevista para 5 de julho.

As propostas que obtiverem pontuação igual ou superior a 50% dos pontos máximos nesta primeira etapa participam da próxima fase, que consistirá na apresentação dos projetos para as empresas e instituições indicadas pelo proponente ou que possam se interessar pela proposta.

Serão selecionadas para a captação de recursos as propostas que gerarem intenções de cooperação com as empresas, formalizadas por meio da minuta do Acordo de Parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.

As reuniões serão realizadas entre os dias 6 de julho e 5 de agosto, sob a coordenação da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e Diretoria de Relações Institucionais (Direl). Os resultados preliminar e final da seleção serão publicados nos dias 6 e 12 de agosto, respectivamente.

Os projetos deverão ser executados entre 1º de setembro deste ano e 31 de agosto de 2022.

Bolsas e auxílios - As bolsas serão divididas nas modalidades pesquisador (proponente), estudante de nível superior ou estudante de nível médio, conforme previsto no Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi).

O pesquisador receberá bolsa mensal de R$ 1.000 por até dois meses. O valor da bolsa para estudantes de nível superior é de R$ 400, e para alunos do nível médio é de R$ 100, ambas com vigência de 12 meses.

Os itens de custeio necessários para a implementação do projeto, como material de consumo e serviços de terceiros, deverão ser custeados pela instituição parceira demandante.