Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Abertas inscrições para hackathon com temática ambiental

Campo Grande

Abertas inscrições para hackathon com temática ambiental

Maratona de soluções tecnológicas, aberta a estudantes de cursos técnicos integrados da capital, será online e realizada durante a Semana do Meio Ambiente 2021
por Juliana Aragão publicado: 12/05/2021 13h44 última modificação: 12/05/2021 13h44

O Campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas para o Hackathon da Semana do Meio Ambiente 2021. A maratona de soluções tecnológicas é aberta a estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio ofertados pela unidade.

Com o tema "Soluções Tecnológicas para Problemas Ambientais Locais", o hackathon será realizado de forma online entre os dias 21 de maio e 2 de junho.

A atividade é realizada conjuntamente pela comissão organizadora da Semana e as unidades locais da TecnoIF (Incubadora de Empresas do IFMS) e do IF Maker (Laboratório de Inovação), e visa estimular os estudantes a buscar soluções tecnológicas para problemas ambientais locais.

"As equipes irão identificar o problema ambiental no bairro, região ou na cidade onde vivem e buscar a solução em qualquer área da tecnologia", explica o professor Ricardo Santos, coordenador da TecnoIF do Campus Campo Grande.

"As equipes irão identificar problemas ambientais no bairro, região ou na cidade onde vivem e buscar a solução em qualquer área da tecnologia, que pode ser elétrica, mecânica, informática, química, biologia, física, entre outras", explica o professor Ricardo Santos, coordenador da TecnoIF do Campus Campo Grande.

O docente destaca que o hackathon exige habilidades e atitudes como colaboração em equipe, comunicação e controle da ansiedade.

"É uma oportunidade para que nossos alunos desenvolvam essas habilidades e atitudes. E como é amplo o número de áreas tecnológicas envolvidas, os próprios estudantes podem escolher uma do interesse deles", finaliza.

Inscrições - São gratuitas e podem ser feitas até 19 de maio, por meio de formulário online.

As equipes devem ser formadas por até três estudantes matriculados em curso técnico integrado do Campus Campo Grande. Cada equipe pode fazer apenas uma inscrição.

A inscrição deve ser feita pelo líder, que precisa estar logado no e-mail institucional e deve indicar os nomes dos outros estudantes que fazem parte da equipe.

Além dos nomes completos, deverão ser informados no formulário de inscrição os números de matrícula (RA), cursos e e-mails institucionais de cada integrante da equipe, além de uma breve descrição do problema ambiental local identificado e da proposta para solucioná-lo, sendo que ambos devem estar alinhados ao tema do hackathon.

As três melhores equipes classificadas pela banca avaliadora serão premiadas com troféus.

Em caso de dúvida, o contato deve ser feito pelo e-mail .

Semana do Meio Ambiente - A edição 2021 será realizada em formato virtual entre os dias 31 de maio e 3 de junho.

Com o tema "Restauração de Ecossistemas”, o evento terá atividades organizadas pelos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Jardim, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã.

Entre as atividades previstas estão palestras, oficinas, mesas redondas, cursos, plantio ou distribuição de mudas e sementes, mutirões de limpeza em córregos, nascentes e rios, concursos de vídeos e fotografias, entre outras.

A programação completa da Semana 2021 estará disponível em breve no hotsite do evento.

Realizado anualmente pelo IFMS desde 2011, o evento é uma alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. A realização é coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

Acesse mais informações, histórico e fotos do evento na página da Semana do Meio Ambiente.