Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Inscrições para Mestrado Profissional seguem até janeiro

Inscrições para Mestrado Profissional seguem até janeiro

Das 24 vagas, metade é exclusiva para servidores da Rede Federal e a outra destinada ao público externo. Curso é ofertado em Campo Grande
por Juliana Aragão publicado: 21/12/2021 13h08 última modificação: 22/12/2021 09h15

Seguem abertas até o dia 10 de janeiro as inscrições no processo seletivo para ingresso no Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), com ingresso em 2022. O curso é ofertado pelo Campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

São ofertadas 24 vagas, sendo 12 vagas reservadas a servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e as outras 12 para o público externo. Dentro de cada público da seleção, há vagas para pessoas com deficiência (1) e para autodeclarados pretos, pardos e indígenas (2).

Podem se inscrever portadores de diploma de curso superior ou que tenham declaração de conclusão de curso superior. As inscrições devem ser feitas pelo sistema disponível na página do ProfEPT. A taxa é de R$ 95.

A seleção será feita por meio da análise dos históricos profissional e acadêmico, possibilitando que os candidatos apresentem aspectos referentes ao desempenho de suas funções profissionais e produções acadêmicas.

Os itens a serem considerados na pontuação estão no edital de abertura da seleção, onde também é possível consultar os procedimentos para envio dos documentos comprobatórios de acordo com as fases do processo seletivo.

A previsão é que o resultado do processo seletivo seja publicado no dia 25 de fevereiro. As aulas terão início em abril de 2022, às segundas-feiras, no período da manhã, tarde e noite.

Isenção - Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que sejam membros de família de baixa renda têm direito à isenção do pagamento da taxa de inscrição.

A solicitação precisa ser feita até esta quinta-feira, 23, no ato da inscrição, de acordo com as instruções do edital.

Curso - Coordenado por um Comitê Gestor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e pela Comissão Acadêmica Nacional, o Mestrado Profissional é ofertado na modalidade semipresencial em 40 instituições da Rede Federal, sendo 38 Institutos Federais, um Centro Federal de Educação Profissional (Cefet) e o Colégio Pedro II.

As linhas de pesquisa do mestrado são:

Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica: trata dos fundamentos das práticas educativas e do desenvolvimento curricular na Educação Profissional e Tecnológica, em suas diversas formas de oferta, a partir de uma abordagem inclusiva, interdisciplinar, em espaços formais e não formais, em conformidade com a perspectiva do trabalho como princípio educativo e do currículo integrado;

Gestão e Organização do Espaço Pedagógico em Educação Profissional e Tecnológica: trata dos processos de gestão e organização do espaço pedagógico que contribuam diretamente com os processos de ensino, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares que possibilitem formação integral e significativa do educando.

Mais informações sobre o curso estão disponíveis na página do Mestrado Profissional do Campus Campo Grande.