Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Inscrições para técnico integrado terminam nesta segunda-feira

Seleção IFMS 2022

Inscrições para técnico integrado terminam nesta segunda-feira

São ofertadas 1.440 vagas para 11 opções de cursos gratuitos em dez municípios. Prazo para inscrição não será mais prorrogado
por Juliana Aragão publicado: 25/10/2021 09h42 última modificação: 25/10/2021 09h52

Sem possibilidade de nova prorrogação, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) encerra nesta segunda-feira, 25, o prazo de inscrições no processo seletivo para ingresso em cursos técnicos integrados ao ensino médio no primeiro semestre de 2022. As inscrições e os cursos são gratuitos.

As 1.440 vagas oferecidas são distribuídas nos dez campi do IFMS, localizados nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

São ofertadas 11 opções de cursos técnicos integrados: Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Aquicultura, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia.

A seleção será feita por meio da análise das notas/conceitos obtidos pelos candidatos nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia, no 7º ano do ensino fundamental.

O edital com as regras do processo seletivo está publicado na Central de Seleção do IFMS, e também pode ser consultado na página da Seleção IFMS 2022.

Inscrições - Podem ser feitas até as 23h59 desta segunda-feira, 25, na Página do Candidato da Central de Seleção.

Para concorrer, o estudante deve estar concluindo ou já ter concluído o ensino fundamental (9º ano). Além disso, deve ter Cadastro de Pessoa Física (CPF) próprio.

São duas etapas de inscrição. Na primeira, o interessado deve fazer o cadastro na Página do Candidato, preenchendo os dados específicos do processo seletivo, como opção de curso, campus, turno e se é ou não cotista.

A segunda etapa da inscrição consiste em informar a média anual obtida no 7º ano do ensino fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências.

O candidato precisa ainda enviar cópia digitalizada do histórico escolar, ou documento equivalente, para verificação das informações fornecidas, além de cópia do RG ou da certidão de nascimento, para comprovação da data de nascimento. Todos os arquivos devem estar em formato .pdf ou .jpeg.

Confira o passo a passo das inscrições nas instruções publicadas na Central de Seleção.

Aqueles que não têm acesso à internet ou não têm computador em casa podem solicitar o uso de computadores dos campi do IFMS fazer a inscrição. O agendamento deve ser feito por meio dos contatos disponibilizados no anexo III retificado do edital de abertura da seleção.

Ação Afirmativa (Cotas) - Metade das vagas é reservada a candidatos que cursaram o ensino fundamental em escola pública. Desse total, há cotas para aqueles que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

A opção de beneficiário de ação afirmativa (cotista) deve ser informada na inscrição e, em caso de aprovação, comprovada no ato da matrícula, caso contrário o aprovado perderá a vaga e será reclassificado em lista de espera.

Os candidatos que se autodeclararem pretos e pardos deverão passar por uma banca de  heteroidentificação, para a constatação da veracidade da autodeclaração.

Seleção - Será feita com base na apuração da média geral obtida pelo estudante no 7º ano do ensino fundamental, sendo que a média geral será composta pela média anual de cada disciplina.

Candidatos que concluíram o ensino fundamental em outro modelo que não o regular, como na Educação de Jovens e Adultos, reclassificação ou Encceja, devem ficar atentos aos critérios específicos para lançamento das médias, que estão disponíveis no item 5.7 do edital de abertura do processo seletivo

Datas importantes – De acordo com o cronograma atualizado do processo seletivo, as inscrições homologadas, ou seja, aquelas que foram aceitas, serão divulgadas no dia 26 de outubro.

Entre os dias 12 e 17 de novembro, os candidatos que tiverem as inscrições indeferidas (não aceitas) poderão corrigir dados no sistema de inscrições, dentre os quais documento de identidade, data de nascimento, documento escolar e conceitos/notas apresentadas.

A convocação para a banca de heteroidentificação, no caso de candidatos que se autodeclararem pretos e pardos, será feita em 3 de dezembro, sendo que os documentos comprobatórios deverão ser encaminhados entre os dias 6 e 9.

O resultado final e a primeira chamada estão previstos para o dia 5 de janeiro de 2022.

Vagas ofertadas para o ensino técnico integrado

Campus Curso Turno Vagas
Aquidauana Técnico em Edificações Matutino 40