Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Parceria entre IFMS e IFGoiano abre 30 vagas para cursos de mestrado

Pós-graduação

Parceria entre IFMS e IFGoiano abre 30 vagas para cursos de mestrado

Programas de pós-graduação serão ofertados em Coxim (Alimentos) e Nova Andradina (Bioenergia e Grãos), com vagas para servidores e público externo
por Osvaldo Sato publicado: 03/09/2021 10h43 última modificação: 03/09/2021 12h28

Um acordo de cooperação técnica entre o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e Instituto Federal Goiano (IFGoiano) irá permitir a oferta de 30 vagas em dois cursos de pós-graduação strictu sensu ofertados pela instituição goiana com aulas nos campi Coxim e Nova Andradina.

O edital de abertura da seleção foi publicado nesta quinta-feira, 2, no site do IFGoiano, com oferta de 30 vagas, destinadas a servidores do IFMS, público externo e reserva de vagas para ações afirmativas.

São 20 vagas para o mestrado em Bionergia e Grãos, que terá suas aulas no Campus Nova Andradina, e 10 para o mestrado em Tecnologia de Alimentos, com atividades no Campus Coxim.

O pró-reitor de pesquisa, inovação e pós-graduação do IFMS, Felipe Fernandes, explica que o acordo de cooperação aumenta o leque de oferta de vagas em programas strictu sensu, tanto para estudantes como para a comunidade sul-mato-grossense em geral.

"Com essa parceria entre o IFMS e o IFGoiano aumentamos nossa oferta tanto de capacitação para nossos servidores como de vagas para o público geral, levando cursos de pós-graduação strictu sensu para o interior do Estado, de forma pública e gratuita, e com a qualidade e excelência da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica", destacou o pró-reitor.

Além disso, os cursos acontecem em áreas estratégicas para a instituição, atendendo a formação já ofertada pelo Instituto Federal e os arranjos produtivos locais. A participação de professores do IFMS como co-orientadores ou segundos orientadores são também oportunidades de elevar a experiência e produção científica do quadro pessoal da instituição.

"A oferta de cursos de pós-graduação strictu sensu nestas localidades deve aumentar a produção científica nas áreas, o que futuramente irá contribuir no atendimento ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que prevê que o IFMS crie programas de mestrado próprios nestes campi", afirmou.

Inscrições – Devem ser feitas pela internet, por intermédio do formulário de propostas online, que será disponibilizado no site do IFGoiano durante o período de inscrições, de 7 a 29 de setembro.

O interessado deverá preencher as informações solicitadas e anexar à sua inscrição os documentos previstos no edital.

Dentre eles estão o formulário de inscrição (Anexo I preenchido e com uma foto 3x4); diploma de graduação; projeto de pesquisa; Currículo Lattes e respectivos comprovantes; e formulário de autoavaliação (Anexo II).

O projeto de pesquisa deve conter no máximo de 10 páginas, incluindo a folha de rosto. Deve ser formatado em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5 e margens de 2,5 cm. A folha de rosto deve conter o título do projeto, nome do candidato, mês/ano e cidade/Estado.

Em seu conteúdo, os projetos deverão conter, no mínimo, os itens: título; justificativa e relevância; objetivos; metodologia; e referências bibliográficas.

O currículo Lattes deve ter sido atualizado em 2021 e disponível na plataforma. Os comprovantes das informações do currículo devem ser também anexadas, sem a necessidade de autenticação dos documentos.

Seleção – Será feita em quatro etapas: análise do Currículo Lattes do candidato; avaliação do projeto; entrevista e defesa do projeto; e análise do histórico acadêmico.

A análise da entrevista e defesa do projeto ocorrerá por meio de videoconferência, de 4 a 6 de outubro. A ausência do candidato na entrevista será critério de desclassificação no certame.

Cronograma – Em 30 de setembro, o IFGoiano divulgará as inscrições homologadas no processo seletivo. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 8 de outubro.

A pré-matrícula dos aprovados e entrega dos documentos comprobatórios de registro acadêmico estão previstas para 13 de outubro.

No dia seguinte se iniciam as atividades letivas em ambos os cursos.

Curso Campus Vagas Servidores Vagas Público Geral Ações Afirmativas Total
Mestrado Profissional em Bioenergia e Grãos Nova Andradina 06 12 02 Até 20