Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Política orienta ações de internacionalização no IFMS

Relações Internacionais

Política orienta ações de internacionalização no IFMS

Documento, aprovado em julho pelo Conselho Superior, define diretrizes para ações desta área relacionadas ao ensino, pesquisa, extensão e gestão
por Juliana Aragão publicado: 06/08/2021 13h17 última modificação: 06/08/2021 13h17

A Política de Internacionalização do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), aprovada pelo Conselho Superior (Cosup) da instituição em meados do mês passado, é o documento que passa a nortear as ações desta área relacionadas ao ensino, pesquisa, extensão e gestão.

Entre as diretrizes definidas pela Política estão a visão da internacionalização como um processo de desenvolvimento educacional que abrange diferentes áreas de atuação, a internacionalização como estratégia de formação integral, habilidades interpessoais e competências técnicas de servidores e estudantes, entre outras.

"A Política é um passo expressivo para a consolidação do entendimento institucional a respeito da importância de ampliarmos os horizontes dos nossos servidores e estudantes. É um documento que prevê possibilidades de inserção do IFMS no cenário internacional", destaca o assessor de Relações Internacionais, Flávio Rocha.

A Política visa, entre outros objetivos, estabelecer acordos de cooperação com instituições de outros países, ampliar a presença de estudantes e servidores estrangeiros no IFMS, incentivar a participação dos servidores e estudantes do Instituto Federal em programas internacionais, e promover o ensino de línguas nos campi da instituição.

Para o assessor de Relações Internacionais do IFMS, Flávio Rocha, a Política é um importante instrumento que prevê possibilidades de ações com instituições de outros países.

"O documento institucionaliza o entendimento sobre o processo de internacionalização do IFMS, reforçando a necessidade de trocas entre diferentes instituições, bem como a divulgação do potencial do Instituto".

Flávio ressalta que a Política fortalece o IFMS no sentido do planejamento para ações internacionais e lembra que o documento tem por objetivo principal a formação holística do sujeito.

"A Política de Internacionalização do IFMS é um passo expressivo para a consolidação do entendimento institucional a respeito da importância de ampliarmos os horizontes dos nossos servidores e estudantes. É um documento que prevê possibilidades de inserção do Instituto no cenário internacional", finaliza o assessor.

Comitê - A Política de Internacionalização do IFMS estabelece ainda que deverá ser criado o Comitê de Internacionalização, com a seguinte composição:

• o (a) assessor(a) de Relações Internacionais, como presidente;
  • um representante da Pró-reitoria de Ensino (Proen);
  • um representante da Pró-reitoria de Extensão (Proex);
  • um representante da Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi);
  • um representante escolhido entre os diretores sistêmicos;
  • um representante escolhido entre os diretores-gerais dos campi;
  • um representante escolhido entre os diretores de ensino; e
  • um representante discente escolhido dos discentes membros do Cosup

O Comitê se reunirá uma vez por ano ou, extraordinariamente, quando convocado pelo(a) presidente e/ou por dois terços dos membros.

A Política de Internacionalização do IFMS pode ser consultada, na íntegra, na seção Documentos do site institucional.

Ações - A aprovação da Política de Internacionalização do IFMS possibilitará a ampliação de ações que já vêm sendo desenvolvidas pela Assessoria de Relações Internacionais (Asint).

Uma delas, considerada a base para as demais ações internacionais, é o apoio à atuação do Centro de Idiomas (Cenid), responsável pela oferta de cursos gratuitos de línguas a estudantes, servidores e comunidade externa.

Outras ações já desenvolvidas pela Asint são o programa de estágio de estudantes do IFMS em instituições estrangeiras, a mobilidade de estudantes do ensino médio, além do recebimento de estudantes e professor visitante de outros países. Uma dessas visitas, inclusive, culminou com a oferta do curso livre a distância de Francês Básico pelo IFMS.

Também são resultado do trabalho da Assessoria a oferta do mestrado em Administração pelo Instituto Politécnico do Porto a servidores do IFMS e as ações de mobilidade virtual, que permitem a troca de experiências entre estudantes e servidores do Instituto e de instituições estrangeiras parceiras.

Outra ação, que está em processo de formalização, é o Programa Dupla Diplomação, que permitirá a estudantes do IFMS fazerem um ano do curso em uma instituição parceira de outro país, e vice-versa. Ao final do curso, esses estudantes serão certificados pelas duas instituições.

O contato com a Assessoria de Relações Internacional do IFMS pode ser feito pelo e-mail .