Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Prazo para participação da comunidade interna é prorrogado até dia 12

Autoavaliação institucional

Prazo para participação da comunidade interna é prorrogado até dia 12

Respostas buscam contribuir para o aperfeiçoamento do IFMS. Participação é aberta a servidores e estudantes dos cursos de graduação
por Cleyton Lutz publicado: 03/11/2021 12h06 última modificação: 03/11/2021 12h06

O prazo para participação na Autoavaliação Institucional do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) foi prorrogado até 12 de novembro. Podem responder aos questionários online docentes, técnicos-administrativos e estudantes de graduação. 

O processo busca contribuir para o aperfeiçoamento institucional. Neste ano, os participantes responderão questões sobre os eixos “Planejamento e Avaliação Institucional” e “Desenvolvimento Institucional”. 

Os outros três eixos que compõe o ciclo – “Políticas Acadêmicas”, “Políticas de Gestão” e “Infraestrutura Física” – serão abordados nos anos subsequentes. 

“Trata-se de processo na qual a comunidade acadêmica tem a oportunidade de avaliar a instituição e, dessa forma, contribuir com o planejamento de ações de melhorias da educação ofertada aos estudantes”, comenta o presidente da Comissão Própria de Avaliação Central, Rodrigo Pinheiro. 

Para participar, servidores e estudantes devem acessar o Sistema de Autoavaliação. É necessário usar o número do CPF como login. Caso não se lembre da senha, basta solicitar a geração de uma nova. Ao responder ao questionário o participante deverá optar por conceitos que variam de 0 a 5. 

“Trata-se de processo na qual a comunidade acadêmica tem a oportunidade de avaliar a instituição e, dessa forma, contribuir com o planejamento de ações de melhorias da educação ofertada aos estudantes”, comenta o presidente da Comissão Própria de Avaliação Central, Rodrigo Pinheiro. 

Os dados levantados por meio dos questionários fornecerão indicadores que auxiliarão a gestão na tomada de decisões e na elaboração do plano de melhorias para a instituição. 

“Por isso é imprescindível que a comunidade interna se envolva no processo, pois assim conseguiremos fortalecer a instituição, de acordo com nossa missão e valores”, destaca. 

Autoavaliação - Está prevista na Lei nº 10.861/2004, que criou o Sistema de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e ocorre anualmente. 

Com base nos resultados obtidos, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) irá elaborar um relatório onde indica ações de melhorias para a gestão. O documento é encaminhado ao Ministério da Educação (MEC) e publicado no site do IFMS. 

Os relatórios dos anos anteriores estão disponíveis na página da Autoavaliação, onde também é possível consultar as ações de melhorias propostas com base no resultado do último processo. 

Comissão específica - Criada em 2013, a CPA é formada por servidores que representam as 11 unidades do Instituto Federal, além do presidente. Há também os representantes locais da CPA nos campi. 

Uma das funções da Comissão é conduzir os processos de avaliação institucional. Os relatórios são usados para credenciamento, recredenciamento da instituição de ensino superior, reconhecimento e renovação de cursos. 

As composições da CPA estão disponíveis na página da Comissão. Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito pelo e-mail .