Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Projeto do campus incentiva o voluntariado entre os estudantes

Campo Grande

Projeto do campus incentiva o voluntariado entre os estudantes

Ações têm foco na preservação ambiental, luta pelos direitos humanos e incentivo à arte, cultura e esporte, com a participação de alunos e servidores
por Cleyton Lutz publicado: 24/06/2021 09h01 última modificação: 24/06/2021 09h01

Foto 1

Parte das ações do projeto tem foco em aspectos voltados à arte, cultura e esporte - Foto: Campus Campo Grande

Em andamento no Campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) desde 2018, o Núcleo de Voluntariado Educativo (NuVE) busca promover o desenvolvimento dos valores de cidadania, agência e inclusão entre os alunos dos cursos técnicos integrados.

O projeto de iniciação científica multidisciplinar visa, por meio de práticas de pesquisa, fomentar o compromisso social do fazer científico. Atualmente participam da iniciativa servidores e estudantes (bolsistas e voluntário) da unidade. 

“Foram planejados momentos de reflexão – como atividades de engajamento, leituras, debates e rodas de conversas – abrangendo temáticas que reflitam anseios da comunidade”, explica a coordenadora do projeto NuVE, Letícia Cavalcante.

Entre os assuntos abordados – que constituem os três eixos de pesquisa do projeto – estão a necessidade da preservação ambiental e sustentabilidade; o papel da arte, cultura e dos esportes na construção do espaço público; e a importância da luta pelos direitos humanos e dos movimentos pela inclusão. 

O desenvolvimento das atividades levou em consideração a aplicação de um questionário online, feita neste ano, com o intuito de levantar as temáticas de maior interesse da comunidade interna do campus, de modo a fomentar ações de cidadania participativa. 

“A partir do resultado do questionário foram planejados momentos de reflexão crítico-social – como atividades de engajamento, leituras, debates e rodas de conversas, entre outras – abrangendo temáticas que reflitam as necessidades e anseios da comunidade”, explica a coordenadora do NuVe e professora de Português/Inglês, Letícia Cavalcante.

Os temas mais comuns nos questionários foram proteção dos animais, terapia ocupacional com jardinagem e horta, enfrentamento à violência contra a mulher, saúde mental, apresentações teatrais e a organização de um clube do livro. 

Também integram a equipe do projeto as docentes Beatriz Alencar e Clarissa de Sá, além da auxiliar da Direção de Ensino do campus, Giane Moura. 

Foto 2

Iniciativas também têm se concentrado na preservação ambiental e sustentabilidade - Foto: Campus Campo Grande

Atividades – Desde o início do projeto são promovidas iniciativas voltadas à mobilização, como cuidados com a preservação do campus, aprendizagem em serviço voluntário e ações de caráter social junto à comunidade externa.

“Não imaginávamos que as atividades virtuais fossem durar tanto tempo. Então fomos adaptando a abordagem, os objetivos e o planejamento do projeto, de acordo com a nova realidade”, comenta a coordenadora.

A pandemia do novo coronavírus se tornou um desafio para o desenvolvimento do NuVE. “O projeto foi concebido para ser realizado de forma presencial, não imaginávamos que as atividades virtuais fossem durar tanto tempo. Então fomos adaptando a abordagem, os objetivos e o planejamento, de acordo com a nova realidade”, comenta Letícia. 

Mesmo com a suspensão das atividades presenciais, as ações seguem regularmente. Durante a Semana do Meio Ambiente do IFMS, os participantes do projeto lançaram um livro eletrônico, e participaram de mostra e roda de conversa, tudo com foco na temática ambiental. 

Os integrantes do NuVe também participaram do encerramento da ação “Tribos: nas trilhas da cidadania”, voltada à realização de capacitações, para professores e estudantes, sobre temas como liderança juvenil, metodologias e fotografias digitais, e exposições fotográficas. 

Foto 4

Projeto se adaptou para continuar de maneira virtual durante a pandemia da Covid-19 - Foto: Campus Campo Grande

A iniciativa é desenvolvida pela organização não-governamental Parceiros Voluntários, e certificada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). 

No mês de junho, o NuVE registrou participação ainda no mutirão de limpeza na cachoeira do Céuzinho, em Campo Grande, e no I Colóquio FAETEC – evento virtual com o tema “Saberes da educação profissional e tecnológica”. 

Outra forma de acompanhar o projeto é por meio do Instagram do NuVE, onde são disponibilizadas dicas sobre livros, filmes, apresentações teatrais, entre outras, além de informações sobre as ações previstas. 

A próxima ação é uma conversa virtual com o tema “As festividades de São João no Brasil”, que terá a participação de convidados regionais. A atividade ocorrerá no dia 30 de junho, às 18h30. Os interessados pode fazer a inscrição online

Foto 3

Pesquisas do NuVE foram apresentadas e premiadas em eventos científicos - Foto: Campus Campo Grande

Experiência – Atualmente, o projeto tem a participação de dez estudantes voluntários e cinco bolsistas de iniciação científica: Alice Ribeiro, Luiz Eduardo Taveira, Vitória Teixeira, Estela Siqueira e Victor Barreto, todos dos cursos técnicos integrados do Campus Campo Grande. Os dois últimos foram premiados na edição 2020 da Feira de Ciência e Tecnologia de Campo Grande (Fecintec).

Por meio das ações do NuVE, os participantes passam a ter contato mais aprofundado com os temas abordados no projeto, além de imergirem nas possibilidades abertas pelo voluntariado. 

"Uma das nossas iniciativas aborda o papel das mulheres na ciência. Pretendemos contar a trajetória de importantes cientistas por meio de histórias em quadrinhos”, relata Luiz Eduardo Taveira, aluno do 6º semestre de Informática.

É o caso de Vitória, 17, aluna do 4° semestre de Mecânica. A estudante tem atuado nas iniciativas do projeto para preservação ambiental e sustentabilidade.

“Tivemos ideias de ações voltadas ao meio ambiente que pudessem impactar na comunidade. Então, fizemos uma coleta de dados, com algumas propostas de atividades, e analisamos o resultado para podermos iniciar os estudos e aplicarmos junto à comunidade”, conta. 

Já Luiz Eduardo, 19, aluno do 6° semestre de Informática, tem participado das ações de arte, cultura e esporte.

"Uma das nossas iniciativas aborda o papel das mulheres na ciência. Pretendemos contar a trajetória de importantes cientistas por meio de histórias em quadrinhos. Uma delas é a Neiva Guedes, bióloga responsável por salvar a arara-azul da extinção”, relata o estudante. 

Luiz Eduardo conta que o grupo teve a oportunidade de conversar com a bióloga. "Esperamos que, ao conseguir contar a história dessas personagens, o material sirva de motivação para aqueles que lerem”, finaliza.

registrado em: ,