Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Propostas de cursos livres podem ser submetidas até dia 30

Propostas de cursos livres podem ser submetidas até dia 30

Cursos deverão ser ofertados a distância e envolver, no mínimo, um estudante. Coordenador deve ser servidor efetivo
por Juliana Aragão publicado: 24/08/2021 13h27 última modificação: 24/08/2021 13h27

Termina na próxima segunda-feira, 30, o prazo de inscrições no edital que irá selecionar cursos livres a serem ofertados pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) no primeiro semestre de 2022.

Com carga horária entre 20h e 159h, os cursos deverão ser ofertados sem tutoria, na plataforma Moodle, e não deverá haver processo seletivo para ingresso.

A proposta deve ser submetida por um servidor efetivo do IFMS e envolver de um a três estudantes bolsistas, de nível médio ou superior. O edital também abre a possibilidade da participação de colaborador externo, que deve ser egresso do Instituto, e de servidores e estudantes voluntários.

Devem ser contempladas nas propostas as áreas temáticas previstas no Anexo I do edital de abertura ou as prioritárias elencadas na Portaria nº 1.122/2020, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

O edital prevê o financiamento de até dez cursos livres por meio da concessão de bolsas mensais no valor de R$ 200 a estudantes de nível médio, R$ 400 para acadêmicos de nível superior, e R$ 500 para colaboradores externos, pelo período de até cinco meses.

Cada proposta poderá receber também até R$ 500 para auxílio financeiro, em cota única. O valor deverá ser utilizado para elaboração e implementação dos cursos, conforme atividades previstas no ato de submissão.

O fomento total é de R$ 70 mil e será disponibilizado por meio do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi) e do Programa de Bolsas e Auxílios para Ações de Extensão (Pibaex).

Submissão - As propostas devem ser submetidas no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj).

São condições para habilitação o enquadramento da proposta como curso de extensão, com público-alvo prioritário caracterizado pela comunidade externa, e o envolvimento de estudantes matriculados no IFMS.

No ato da submissão da proposta é obrigatória a anexação dos seguintes documentos:

• termo de inscrição do coordenador (Anexo IV);
  • termo de compromisso do estudante bolsista (Anexo V);
  • as negativas de pendências das pró-reitorias, conforme item 8.2.1 do edital de abertura;
  • carta de intenção de parceria, caso tenha colaborador externo na equipe (Anexo III);
  • termo de adesão ao serviço voluntário, caso tenha membro voluntário na equipe (Anexo VI); e
  • documentação comprobatória para pontuação da experiência do coordenador da proposta, conforme seção 3 do Anexo VII.

As propostas devem apresentar ainda uma previsão de cronograma, com detalhamento semanal das atividades previstas para elaboração e implementação do curso, bem como a estimativa de auxílio financeiro necessário.

A avaliação da proposta será feita com base no atendimento às condições de habilitação, conforme item 8 do edital, e pela análise do mérito e da experiência do proponente, de acordo com os critérios estabelecidos no anexo VII.

A previsão é que o resultado preliminar seja divulgado no dia 13 de setembro, e o final no dia 16. O prazo para elaboração dos cursos será entre 20 de setembro e 30 de novembro.