Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Prorrogadas inscrições para especialização em Relações Étnico-Raciais

Nova Andradina

Prorrogadas inscrições para especialização em Relações Étnico-Raciais

Novo prazo se encerra no dia 2 de novembro. São ofertadas 40 vagas no curso de pós-graduação, realizado de forma semipresencial
por Cleyton Lutz publicado: 08/10/2021 15h23 última modificação: 08/10/2021 15h23

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) prorrogou as inscrições no processo seletivo para a pós-graduação lato sensu em Educação para as Relações Étnico-Raciais, ofertada de forma semipresencial pelo Campus Nova Andradina, até 2 de novembro. 

A retificação do cronograma está publicada na Central de Seleção, onde se encontra também publicado o edital de abertura do processo seletivo. São ofertadas 40 vagas a portadores de diploma de ensino superior. 

As inscrições acontecem por meio da Página do Candidato. Para isso é necessário preencher o formulário de inscrição e anexar cópia do diploma de graduação (quantos o candidato tiver) em PDF (frente e verso) e arquivo formato XML do Currículo Lattes constando publicações (artigos em revista, livros, capítulo de livros, trabalhos completos e resumos em anais de eventos científicos). 

Caso o candidato possua também poderá anexar cópia de titulação em curso de pós-graduação, no formato PDF (frente e verso). 

Seleção – Será feita em duas etapas: análise curricular, com base nos itens de avaliação e pesos estabelecidos na Tabela de Pontuação (Anexo I), e entrevista. A previsão é que o resultado da análise curricular seja divulgado em 5 de novembro e a convocação para as entrevistas no dia 9.

Os 60 primeiros classificados serão convocados para entrevistas online, marcadas para 10 e 11 de novembro. Serão considerados critérios como experiência e conhecimentos acerca do tema do curso, bem como as motivações e o interesse de pesquisa em relação à área. 

Novo cronograma – Com as alterações feitas, agora o resultado preliminar e o final, com a lista de espera, serão divulgados nos dias 12 e 16, respectivamente. 

Já as matrículas vão de 17 a 19 de novembro. 

Especialização – Esta é a primeira vez que a pós-graduação em Educação para as Relações Étnico-Raciais é ofertada no Instituto Federal. 

No formato semipresencial, as aulas serão ministradas quinzenalmente, aos sábados. Apenas no primeiro mês, aulas serão realizadas toda semana. O curso terá encontros presenciais, com possibilidade da oferta de algumas disciplinas a distância.

A especialização será desenvolvida em regime modular, com carga horária de 360 horas, acrescidas de 60 horas para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Os módulos estão divididos da seguinte maneira:

  • Metodologia e Técnicas de Pesquisa I;
  • História e Cultura Africana e Afro-brasileira;
  • Reeducação étnico-racial no contexto brasileiro;
  • Teorias da Cultura;
  • História e Resistência Indígena no Brasil;
  • Seminários de Pesquisa;
  • Ambientação e Metodologia em EaD;
  • Políticas Públicas voltadas às relações étnico-raciais;
  • Teorias Raciológicas e o Racismo estrutural no Brasil; e
  • Metodologias e Técnicas de Pesquisa II.

O início das aulas ocorrerá em 20 de novembro. Mais informações estão disponíveis na página do curso.