Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Prorrogadas inscrições para o Hackathon IFMS

SCT 2021

Prorrogadas inscrições para o Hackathon IFMS

Estudantes dos dez campi podem participar da maratona de trabalho em equipe. Prazo segue até sexta-feira, 24
por Juliana Aragão publicado: 20/09/2021 14h16 última modificação: 20/09/2021 14h19

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) prorrogou até sexta-feira, 24, o prazo de inscrições para participação no Hackathon IFMS 2021, maratona de trabalho em equipe que faz parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia da instituição.

A inscrição é gratuita e aberta aos estudantes dos dez campi. Os interessados devem formar uma equipe, com cinco integrantes e um tutor, e se inscrever por meio de formulário onlineSerão inscritas, no máximo, 30 equipes.

Podem integrar as equipes alunos matriculados em quaisquer cursos da instituição, de diferentes campi e níveis. O tutor deve ser uma pessoa vinculada a alguma instituição ou empresa.

Para participar do Hackathon IFMS 2021, o interessado deve ter um computador ou notebook, conexão à internet e acesso a algumas ferramentas que serão utilizadas durante o evento.

Hackathon - Será realizado de forma virtual, entre os dias 1º e 3 de outubro, no final de semana que antecede o início da Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS.

Este ano, os participantes da maratona deverão criar soluções inovadoras para o planeta, segundo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU)

As equipes, portanto, deverão desenvolver soluções para problemas relacionados a pelo menos um dos 17 ODS:

• Erradicação da Pobreza;
  • Fome Zero e Agricultura Sustentável;
  • Saúde e Bem-Estar;
  • Educação de Qualidade;
  • Igualdade de Gênero;
  • Água Potável e Saneamento;
  • Energia Limpa e Acessível;
  • Trabalho Decente e Crescimento Econômico;
  • Indústria, Inovação e Infraestrutura;
  • Redução das Desigualdades;
  • Cidades e Comunidades Sustentáveis;
  • Consumo e Produção Responsáveis;
  • Ação Contra a Mudança Global do Clima;
  • Vida na Água;
  • Vida Terrestre;
  • Paz, Justiça e Instituições Eficazes; e
  • Parcerias e Meios de Implementação.

Como preparação para o evento, os inscritos deverão participar de uma palestra vritual sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Durante o Hackathon, serão disponibilizados vídeos com instruções sobre o processo de escolha de um problema, desenvolvimento de uma solução e análise de viabilidade.

A interação entre os participantes será feita por meio do Discord do evento

Todos os participantes, inclusive os tutores, receberão certificado pela participação. A equipe vencedora receberá prêmios que correspondem ao valor de R$ 640. Mais informações sobre o evento estão disponíveis na página do Hackathon IFMS.

SCT 2021 - Este ano, a Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS será realizada entre os dias 4 e 9 de outubro, com o tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovação para o planeta".

Realizada pelo IFMS há 11 anos, a SCT 2021 prevê em sua programação salas virtuais de aprendizagem, onde serão oferecidos cursos, palestras e oficinas, além de:

• Feiras de Ciência e Tecnologia do IFMS;
  • Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Semict);
  • Atividades makers;
  • Encontro de Iniciação Científica;
  • Congresso Interdisciplinar de Pesquisa, Empreendedorismo e Inovação (Cipei).

Mais informações sobre o evento estão disponíveis na página da SCT 2021.