Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Prorrogado prazo para propostas extensionistas com fomento

Prorrogado prazo para propostas extensionistas com fomento

Com recurso total de R$ 110 mil, selecionados receberão auxílio financeiro e bolsas. Inscrições podem ser feitas até dia 19
por Cleyton Lutz publicado: 15/09/2021 09h03 última modificação: 15/09/2021 09h03

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) prorrogou a submissão de propostas de atividades de extensão, com fomento institucional, até 19 de setembro. O novo prazo consta na retificação publicada na Central de Seleção, onde também se encontra disponível o edital de abertura do processo seletivo.

As atividades de extensão podem ser realizadas como programas, projetos, cursos, eventos ou prestação de serviços tecnológicos. Voltadas ao público externo, elas devem ser desenvolvidas até junho do ano que vem.

O valor total previsto no edital é de até R$ 110 mil, sendo R$ 100 mil para concessão de bolsas de extensão aos estudantes participantes e R$ 10 mil como auxílio financeiro para o desenvolvimento das atividades.

A submissão deve ser feita no Sistema de Informação e Gestão de Projetos – SIGProj, pelo coordenador da proposta, que precisa ser servidor efetivo do Instituto Federal.

Caso seja técnico-administrativo, é necessário incluir na proposta a participação de um docente para orientação dos bolsistas. Ao coordenador também cabe indicar os estudantes participantes.

No item “Anexos” da proposta, no SigProj, devem ser adicionados o termo de inscrição do coordenador (Anexo IV do edital); o termo de compromisso do estudante bolsista (Anexo V); e o termo de adesão ao serviço voluntário, caso tenha membro voluntário na equipe (Anexo VI).

Além disso, o proponente deve informar o cronograma de atividades, planos de trabalho e a previsão de despesas.

Seleção - Será realizada em três etapas, que também tiveram as datas alteradas em virtude do novo cronograma:

• pré-avaliação: baseada nos documentos apresentados na inscrição (até 22 de setembro). Caso solicitado, as propostas podem ser readequadas até o dia seguinte;
  • condições de habilitação: verificação do atendimento das condições determinadas no edital de abertura. As propostas aprovadas seguirão para a última etapa. As demais serão eliminadas do processo seletivo;
  • avaliação do mérito e da experiência do coordenador: será feita por avaliadores com base nos critérios do Anexo VII.  A segunda e a terceira etapas serão avaliadas entre os dias 24 a 27 de setembro.

O resultado final está previsto para o 1° de outubro.

Recursos - Estão previstas duas formas de fomento para o desenvolvimento das atividades de extensão: auxílio financeiro – via Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do IFMS (Piepi) – e bolsas de extensão, via Programa de Bolsas e Auxílios para Ações de Extensão do IFMS (Pibaex).

Cada proposta aprovada pode receber apoio de até R$ 500, destinados ao auxílio financeiro para o desenvolvimento dos projetos de extensão. Além disso, pode contemplar até cinco bolsistas.

As bolsas para estudantes serão concedidas por nove meses, nos valores de: R$ 400 para estudantes de nível superior e R$ 100 para estudantes de nível médio.

Poderão participar também das atividades estudantes e servidores voluntários, para auxiliar na execução das ações, sem previsão de recebimento de bolsas.